Universidade do Francês – Professores de todo o país participam de projeto de educação continuada em Brasília

Brasília acolhe, nesta semana, a primeira edição da Universidade do Francês, um evento de treinamento voltado para a formação contínua de professores da língua francesa de todo o país. O evento é organizado pelo Serviço de Cooperação Educativa da Embaixada da França no Brasil e deve reunir cerca de 60 profissionais provenientes de vários estados. São professores da rede das Alianças Francesas, de escolas particulares e da rede pública, do ensino regular e do ensino de idiomas.

Os cursos oferecidos durante a Universidade do Francês estão agrupados em três grandes temas: ensino do francês aos jovens, ensino e aprendizagem de línguas à distância e ensino do francês como língua profissional. Juntos, esses professores formam uma rede de intercâmbio que permite o fortalecimento de habilidades profissionais e a aquisição de novas ferramentas para enfrentamento de desafios que se apresentam diariamente à categoria: multilinguismo, diversidade cultural e promoção da língua francesa e das culturas francófonas.

Para essa formação continuada, a Universidade do Francês selecionou especialistas na França, no México e no Brasil. A conferência de abertura, intitulada “Do francês ao FLE1: A produção e a circulação do conhecimento linguístico no Brasil”, será ministrada por Felipe Barbosa Dezerto, Doutor em Estudos Linguísticos e professor de francês no Colégio Dom Pedro II, no Rio de Janeiro. A conferência é gratuita e aberta ao público. Será ministrada em francês no dia 20 de junho, às 17h30, na Sala Le Corbusier2 da Embaixada da França.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.