Técnicos da Anvisa fazem inspeção na fábrica da Bharat Biotech

Técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizam a partir de hoje (1º) até sexta-feira (5) visitas técnicas na empresa Bharat Biotech para checar os processos de trabalho, as estruturas físicas das áreas de produção, o armazenamento e os laboratórios de controle de qualidade, além de toda a documentação do sistema de garantia de qualidade da empresa.

Essa avaliação servirá como base para a emissão do Certificado de Boas Práticas de Fabricação. Documento obrigatório para o processo de registro de vacinas.

Essas missões para verificação da linha de produção dos imunizantes são realizadas a pedido das empresas interessadas na regularização. No caso da Bharat Biotech, esse pedido foi realizado no dia 13 de fevereiro.

Até o momento, não foi apresentado à Anvisa pedido para realização de estudos clínicos nem para autorização de uso emergencial da vacina Covaxin, produzida pela empresa indiana.

No Brasil, atualmente, duas vacinas estão sendo aplicadas: Astrazeneca/Fiocruz; e Coronavac. O imunizante da Pfizer teve seu registro concedido no dia 23 de fevereiro, mas não foi solicitado, ainda, o uso emergencial.

A vacina Janssen ainda está na fase de avaliação de eficácia. Já a Sputnik V e Covaxin/Bharat/Biotech foram incluídas em outra categoria de análise, já que solicitaram, até agora, apenas as Boas Práticas de Fabricação.

Fonte: Agencia Brasil

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.