Sri Lanka celebra 60 anos de relações diplomáticas com o Brasil em evento em Brasília

" Há 72 anos atrás, em 1948,  a população do sri lanka recuperou sua Independência do domínio colonial". Foi com essas palavras que o embaixador Mohamed Jaffer iniciou seu discurso no evento organizado pela Embaixada do País no Brasil no dia 04 de fevereiro, em Brasília, no Porto Vitória, na presença de autoridades brasileiras e diplomatas internacionais, imprensa e amigos do Sri Lanka.O Evento também celebra os 60 anos de relações diplomáticas com o Brasil.


O embaixador  explicou sobre os desafios e alcanços do país nos últimos anos e a Embaixadora Brasileira Maria Isabel Vieira também discursou sobre as boas relações bilaterais entre Brasil e Sri Lanka.

Seguem algumas palavras do discurso  traduzido para o português:o
Os desafios que a jovem nação enfrenta são muitos, desde pobreza, economia negligenciada, conflitos separatistas e ideológicos, terrorismo,desastres naturais e o impacto da Guerra Fria. No entanto, como um povo resiliente,
ao longo dos anos, o Sri Lanka conseguiu avançar e conseguiu superar alguns desses desafios, com base em nosso
compromisso com um sistema que respeite e valorize a liberdade, a democracia,diversidade e desenvolvimento sustentável.
À medida que nos esforçamos para atender às expectativas das pessoas, especialmente em termos econômicos e
frentes sociais, o governo que assumiu o cargo no final de novembro do ano passado,sob a liderança do Presidente Gotabaya Rajapaksa e do Primeiro Ministro Mahinda Rajapaksa, apresentou medidas concretas para garantir durabilidade
paz, prosperidade e elevação da economia.



Apesar do status de país de renda média mais baixa, o Sri Lanka alcançou melhor classificação no índice de desenvolvimento da ONU. No entanto, em nossos esforços para Para construir uma nação economicamente sólida, o Sri Lanka pretende fazer parte do região asiática de rápido crescimento e aproveitar os benefícios da facilitação do comércio
através de acordos comerciais e parcerias econômicas abrangentes. Sri ALCs do Lanka com a Índia, Paquistão e Cingapura, e o ALC sob negociação com a China, visa integrar o país com valor global cadeia. Localização geográfica do Sri Lanka como um centro no Oceano Índico fornece uma vantagem adicional para esse objetivo. Em termos de marca, `` Ceilão Tea``, Ceilão Canela 'e nosso azul safiras são bem conhecidas em todo o mundo. Da mesma forma, o Sri Lanka 
continua sendo um dos principais destinos turísticos do mapa mundial de viagens.disse o embaixador.
 
Nossos vínculos históricos com o Brasil foram baseados em respeito mútuo, valores e cooperação. Atingimos um marco adicional este ano, pois ambos os países comemoram o 60º aniversário do estabelecimento de diplomacia relações. As rápidas mudanças no processo de globalização, a revolução na tecnologia avanço e interdependência nas trocas comerciais e comerciais compromissos estabeleceram novas prioridades para nossos países e para o mundo comunidade. Saudamos as iniciativas de Sua Excelência o Presidente Jair Bolsonaro fará do Brasil um poder econômico global e se concentrará em reforço da cooperação com a Ásia e o Pacífico. Nesse sentido, o Sri Lanka parece ansiosos para fazer parte do compromisso do Brasil com a região da Ásia e Oceania. 

 Embaixador fala dos 60 anos de Brasília: 

Excelências, Senhoras e Senhores, Nesta ocasião significativa, gostaria de agradecer aos funcionários do Ministério da Relações Exteriores e outros Ministérios afiliados, instituições do Brasil Governo pelo maravilhoso apoio que eles estenderam à minha Embaixada para nos últimos anos. Meus agradecimentos especiais também vão ao escritório da Sr. Deputado Governador do Distrito Federal, incluindo os funcionários da Departamento de Relações Internacionais do Distrito Federal por nos receber tão graciosamente nesta magnífica cidade de Brasília que comemora seu aniversário de 60 anos este ano. Concluiu Jaffer.

No evento foram servidos, entre outros pratos, comidas típicas do Sri Lanka e o  famoso e  tradicional Ceylon Tea,  qie é reconhecido  como um dos melhores chás do planeta e um orgulho de exportações para o país.

Embaixador do Sri Lanka discursando em Brasília

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.