Senegal realiza Fórum Internacional de Dacar sobre Paz e Segurança na África

Evento promovido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Senegal chega à sua 9ª edição

O Fórum Internacional de Dacar sobre Paz e Segurança na África foi criado pelos governos da França e do Senegal. Desde 2014, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Senegal organiza anualmente o evento. Sua 9ª edição ocorre nos dias 27 e 28 de novembro de 2023, na capital Dacar.

O objetivo do fórum é promover o diálogo e a cooperação entre os diversos atores envolvidos na promoção de paz e segurança na África. Os debates e reflexões tratam de uma ampla gama de temas, incluindo conflitos armados, terrorismo, violência extremista, mudança climática, segurança alimentar e desenvolvimento econômico.

O tema da edição deste ano é “O potencial e as soluções de África para enfrentar os desafios de segurança e a instabilidade institucional”. Participam chefes de Estado e de governo, ministros, líderes de organizações internacionais como a União Africana, União Europeia e a ONU, além de mais de 400 especialistas em paz e segurança da sociedade civil.

O fórum tem sido um importante espaço para fortalecer a cooperação entre os líderes de países africanos, as organizações internacionais e a sociedade africana. A jornalista Fabiana Ceyhan, editora-chefe do portal Brasília in Foco, referência na cobertura de temas diplomáticos, está em Dacar e fará a cobertura para o público brasileiro.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.