Senado debate política de importação de leite

enado debate política de importação de leite

Hoje, 7, a partir das 11h, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal debaterá em audiência pública interativa a possibilidade de rever a política de importação de lácteos, especialmente leite em pó.

Para o autor do requerimento, Senador Ivo Cassol (PP/RO), há uma falta de concorrência justa, competência e capacidade do Brasil em relação a outros países: “O que está faltando para nós? Está faltando incentivo para melhorar nossa tecnologia e, ao mesmo tempo, nós termos segurança. O que não temos neste País, muitas vezes, é falta de segurança jurídica e segurança política de preço. Está aí o exemplo do leite. Importou-se leite dos outros países vizinhos, e os nossos agricultores estão pagando a conta. 

No mês passado o Ministério da Agricultura suspendeu por tempo indeterminado as licenças de importação do leite uruguaio para investigar se o produto é totalmente nacional; além de analisar a situação do mercado brasileiro no setor.

Foram convidados para a reunião o Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Maggi; o Ministro de Estado da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira e o Ministro de Estado das Relações Exteriores (MRE), Aloysio Nunes Ferreira.

Todas as audiências são de caráter interativo, e qualquer cidadão poderá participar enviando perguntas e comentários por meio do Portal e-Cidadania ou do Alô Senado, no telefone 0800 61 22 11.

Link da audiência: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoaudiencia?id=12360

 

 

Ricardo Vaz

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.