Semana da Língua Alema começa em 12 de abril

Com participação de entidades de países como Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Áustria e Suíça, a Semana da Língua Alemã no Brasil chega à sétima edição mobilizando várias formas de difusão do idioma, por meio de atividades culturais. Até um dos pontos altos, no sábado, a partir das 12h30, quando, no chamado Sabadão Alemão, no Goethe-Zentrum (708/907 Sul), haverá encontro com presença de estrangeiros, além de sorteios de bolsas para participação em cursos, prosseguem várias atrações, todas com caráter gratuito. Eventos literários, cinema e música integram o pacote de eventos.

Hoje, às 20h, no Teatro Plínio Marcos (ao lado do Complexo Cultural Funarte, Eixo Monumental), haverá programação musical, com o concerto do violinista alemão Oscar Bohorquez acompanhado pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Amanhã, o músico estará no Departamento de Música da UnB, em masterclass, às 10h, em programação integrada também por palestra do professor Pedro Bielschowsky.

Para as crianças, uma seleção de filmes (dublados) estará em cartaz, no Sesc (504 Sul), com entrada franca. Amanhã, às 10h, o longa selecionado é Amelie Rennt, que conta as peripécias de uma jovem que, acometida por asma, decide fugir de hospital e seguir com um novo amigo para uma montanha na qual poderá ser curada. Às 15h, o longa é assinado por Likarion Wainaina e se chama Supa modo. A trama destaca uma moça que vê a comunidade se desdobrar para que, numa realização em cinema amador, ela alcance o sonho de se tornar uma super-heroína na telona. Na quinta, às 10h, Pettersson und Findus resgata a literatura do celebrado Sven Nordqvist.

Até o encerramento, no Goethe-Zentrum, em 18 de abril, às 18h30, com a projeção do longa alemão Preciosa Ivie, a semana cultural ainda trará, no mesmo local, dia 17 (às 18h30), evento de lançamento do livro O que aconteceu após Nora deixar a casa de bonecas ou pilares das sociedades, de autoria da vencedora do Nobel de Literatura, Elfriede Jelinek.

Ainda na esfera da sétima arte, o Cine Brasilia (EQS 106/107) acolherá entre quinta-feira e o próximo domingo, às 19h30, uma mostra de cinema, com fitas em alemão. Filme austríaco, Voando adiante será a primeira atração. O documentário cerca a vida do arquiteto de edificações como o da embaixada da Áustria, Karl Schwanzer, responsável por mais de 600 empreendimentos, entre os quais o da sede da BMW. Na sexta, o filme selecionado é belga: Um momento de eternidade. Trata da mudança na mecânica da vida de homem obsessivo-compulsivo com graves limitações para se relacionar. Sábado, será mostrado Framboesas com mostarda e, domingo, Inquietude. O primeiro revela Meeri, que aglomera mar de problemas, entre os quais estar apaixonada pela pessoa errada, ter perdido a mãe e ainda ver o pai apaixonado por outra mulher. Finalmente, Inquietude mostra a renovação da vida de uma moça que se envolve, no século 19, com grupo de relojoeiros anarquistas.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.