Sem acordo no Senado, governo dos EUA enfrenta paralisação parcial

O governo dos Estados Unidos iniciou à meia-noite de hoje (22) – 3h em Brasília – uma paralisação parcial depois que o Senado norte-americano não chegou a um acordo que atendesse a exigências do presidente Donald Trump relacionadas à construção de um muro na fronteira com o México.

A situação deve afetar diversas agências, além dos departamentos de Segurança Interna, Transporte, Interior, Agricultura, Estado e Justiça. A estimativa é que, em razão da falta de finaciamento, cerca de 800 mil funcionários federais fiquem sem pagamento.

A decisão pela paralisação surgiu depois que Trump não conseguiu chegar a um acordo no Congresso sobre o financiamento que inclui verbas para a fronteira dos Estados Unidos com o México, peça central da campanha presidencial de 2016, mas que foi firmemente combatida pelos democratas.

Na noite de ontem (21), Trump disse esperar que a paralisação parcial não dure muito. “Vamos ter um fechamento, não há nada que possamos fazer sobre isso, porque precisamos que os democratas nos deem seus votos”, disse o presidente norte-americano em vídeo divulgado em sua página na rede social Twitter.

*Com informações da agência de notícias Xinhua.

Fonte: Agencia Brasil

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.