Seja a embaixadora do Reino Unido no Brasil por um dia!

Com o objetivo de promover a participação de mulheres nas principais agendas diplomáticas internacionais e incentivar jovens brasileiras a se tornarem líderes e agentes de mudança, a Embaixada do Reino Unido no Brasil promove, pela primeira vez, o concurso “Embaixadora por um Dia”.

A candidata escolhida poderá, durante durante um dia na semana de 07 a 11 de novembro:

  • Acompanhar a Embaixadora Interina do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, em diferentes atividades;
  • Conhecer o trabalho diplomático do Reino Unido no Brasil;
  • Colaborar em atividades com a equipe da Embaixada para igualdade de gênero;
  • Receber tutoria com ex-bolsistas Chevening, programa de bolsas de mestrado no Reino Unido;
  • Divulgar projeto ou iniciativa na área de gênero em que esteja envolvida nos canais de mídia social da Embaixada.

A. Requisitos para aplicar:

O público-alvo do concurso são jovens brasileiras com o seguinte perfil:

  • Mulher brasileira (serão consideradas mulheres cisgênero, mulheres transgênero, pessoas não-binárias com pronomes femininos etc.).
  • Idade entre 15 e 29 anos de idade.
  • Interesse ou envolvimento nas questões de igualdade de gênero, diversidade, inclusão e mudança e ação climática.
  • Disponibilidade de tempo para dedicar de quatro a seis horas em um dia da semana que vai de 07 a 11 de novembro para participar das atividades.

A Embaixada do Reino Unido encoraja a candidatura de adolescentes e jovens negras, indígenas, PCD, integrantes da comunidade LGBTQIA+ e de outros grupos subrepresentados.

Candidatas de qualquer região do país poderão participar. As despesas de viagem, hospedagem e alimentação serão cobertas pela Embaixada para que a candidata escolhida possa ir a Brasília (junto de um acompanhante, caso a mesma ainda não tenha completado 18 anos de idade).

B. Como se candidatar:

As inscrições estarão abertas entre 11 e 23 de outubro.

Para participar, as interessadas devem seguir as etapas abaixo:

  1. Seguir o @ukinbrazil no Instagram;
  2. Gravar e publicar um vídeo no feed do Instagram com no máximo 1min30s em português, explicando por que gostaria de se tornar Embaixadora por um dia. É preciso mencionar nome e idade no vídeo e marcar @ukinbrazil;
  3. Enviar um e-mail para ukinbrazilcomms@gmail.com com as seguintes informações:
  • Nome completo
  • Idade
  • Cidade e Estado onde mora
  • Link para o vídeo

As candidatas deverão se identificar no campo “Assunto” do e-mail da seguinte forma: “Embaixadora por um Dia – (Nome completo)”.

Para garantir o acesso aos vídeos, as contas no Instagram das candidatas devem ser públicas . Ao enviar os vídeos, as participantes concordam que o material poderá ser compartilhado nas redes sociais da Embaixada Britânica, assim como em outros veículos de mídia, com a inclusão do devido crédito de autoria. O prazo final para enviar o vídeo e o e-mail com as informações acima descritas é domingo, 23 de outubro de 2022, às 23:59, horário de Brasília.

As participantes receberão uma resposta automática do endereço de e-mail ukinbrazilcomms@gmail.com. Isto confirmará que os dados foram devidamente recebidos.

C. Processo de seleção

Uma vez recebidas as solicitações, a Embaixada Britânica no Brasil selecionará a vencedora através de uma avaliação dos vídeos e e-mails recebidos, desde que preencham os critérios estabelecidos.

Serão considerados os seguintes critérios de avaliação dos vídeos no Instagram:

  • Originalidade: A criatividade narrativa do vídeo será avaliada; ou seja, a capacidade e a forma como as candidatas explicam seus interesses nos temas de gênero ou a descrição de projetos em que estejam envolvidas de forma clara e concisa.
  • Conteúdo: Com base no que a candidata descreve no vídeo, será avaliada a ligação entre os interesses das participantes e os objetivos da iniciativa A vencedora do concurso será notificada por e-mail até 28 de outubro de 2022. A decisão do comitê de seleção é definitiva.
Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.