Secretária de Comércio dos Estados Unidos, Gina Raimondo, reúne-se com o ministro Mauro Vieira

Brasil e Estados Unidos realizam a 12ª Reunião Plenária do Fórum de Altos Executivos

O Ministro Mauro Vieira recebeu, nesta quinta (14), a Secretária de Comércio dos Estados Unidos, Gina Raimondo, que está em Brasília para participar do Fórum de Altos Executivos Brasil-EUA.

Eles conversaram sobre a presidência do Brasil do G20, meio ambiente e desenvolvimento sustentável e cadeias de suprimentos.

Brasil e Estados Unidos mantêm relação tradicional e madura, ancorada em valores e interesses compartilhados. Os EUA são o segundo maior parceiro comercial do Brasil Em 2024, será comemorado o bicentenário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

Fórum de Altos Executivos

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Casa Civil da Presidência da República realizam hoje a 12ª Reunião Plenária do Fórum de Altos Executivos Brasil-Estados Unidos (Fórum de CEOs), no Palácio do Itamaraty.

A reunião é presidida pelo vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, em conjunto com a secretária Gina Raimondo.

O Fórum tem o objetivo de promover o comércio e os investimentos entre os dois países e é formado por um grupo seleto de 12 CEOs de empresas brasileiras e 12 CEOs de empresas americanas. Esses executivos formulam e apresentam, periodicamente, recomendações aos governos de ambos os países. Estes têm a responsabilidade de avaliar as recomendações e efetivá-las na extensão possível.

A cada edição, é publicado um relatório de progresso, que enumera os avanços realizados e serve de documento base para as próximas reuniões.

Após a plenária de hoje, representantes dos governos e do setor privado dos dois países participarão de uma discussão informal, promovida pela Câmera Americana de Comércio para o Brasil (Amcham) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na ocasião, serão apresentados os resultados da sessão plenária e serão discutidas as perspectivas sobre a relação comercial e de investimentos entre Brasil e EUA.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.