Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Cravinho, faz visita oficial ao Brasil

Na pauta, cooperação bilateral em comércio e investimentos, energia, indústria aeronáutica e inovação

O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, recebeu nesta quinta (14), em Brasília, o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, que faz visita oficial ao país.

Na ocasião, os Chanceleres passaram em revista temas bilaterais, multilaterais e regionais, entre os quais: a avaliação e o seguimento da XIII Cimeira Brasil-Portugal, realizada em abril passado, em Lisboa; os preparativos para a XIV Cimeira, a realizar-se em 2024, em Brasília; a cooperação bilateral em comércio e investimentos, energia, indústria aeronáutica e inovação; a presidência brasileira do G20 e o convite a Portugal para participar dos trabalhos do grupo; o Acordo Mercosul-União Europeia; a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); e a situação na Ucrânia e no Oriente Médio.

Além dos profundos laços históricos e culturais entre Brasil e Portugal, os países mantêm excelente relacionamento comercial, com substantivo volume de transações. O fluxo comercial, em 2022, atingiu US$ 5,26 bilhões.

O Grupo dos Vinte (G20) é o principal fórum de cooperação econômica internacional. Desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais.

O G20 conta com presidências rotativas anuais. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. Usando sua prerrogativa da presidência, o governo brasileiro convidou Portugal para as reuniões executivas.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.