Saiba mais sobre bolsas de Mestrado na Alemanha para o ano de 2018

Por meio do Programa Helmut Schmidt, o DAAD concede bolsas para oito cursos de Master na área de Políticas Públicas e boa Governança na Alemanha. As inscrições estão abertas até 31 de julho a jovens formados em Ciências Sociais, Ciências Políticas, Direito, Administração Pública, Economia ou áreas afins. O principal objetivo do programa é a formação de líderes e profissionais que, ao retornarem para seus países de origem, contribuam para o aperfeiçoamento democrático da gestão pública. Nesse contexto, buscam-se jovens com forte engajamento social e político. Além da graduação completa, é necessário ter bons conhecimentos de alemão ou inglês, e rendimento acadêmico excelente.

As bolsas do DAAD destinam-se exclusivamente aos cursos que terão início em 2018. Os candidatos podem escolher entre cursos oferecidos por oito diferentes instituições alemãs:

  • Hertie School of Governance, Berlin: Master of Public Policy (MPP) (curso em inglês, quatro semestres)
  • Universität Duisburg-Essen: Master of Development and Governance (curso em inglês, dois semestres)
  • Willy Brandt School of Public Policy at the University of Erfurt: Master of Public Policy (MPP) (curso em inglês, quatro semestres)
  • Leuphana Universität Lüneburg:Public Economics, Law and Politics (PELP) (curso em inglês ou alemão, quatro semestres)
  • Hochschule Osnabrück: Management in Non-Profit Organisations (curso em alemão, quatro semestres)
  • Universität Osnabrück: Master of Democratic Governance and Civil Society (curso em inglês ou alemão, quatro semestres)
  • Universität Passau: Master of Governance and Public Policy (curso em inglês ou alemão, quatro semestres)
  • Universität Potsdam: Master of Public Management (MPM) (curso em inglês, dois semestres)

Os selecionados ganham uma bolsa mensal no valor de 750 euros, auxílio para passagem aérea de 1.550 euros, seguro-saúde e curso preparatório de alemão de seis meses na Alemanha, com início em abril de 2018. Os contatos das universidades e informações específicas sobre cada curso podem ser encontrados no edital do programa. Para os interessados em se inscrever e tirar dúvidas, o DAAD oferecerá um webinar (seminário online) gratuito sobre o programa Helmut Schmidt no dia 14 de junho, das 11h ao meio-dia. É preciso fazer inscrição neste link.

 

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.