Revista elege as 10 cidades da Europa que recebem melhor os turistas

Imagina ir na casa de alguém e ser tratado mal. Com a atitude rude dos anfitriões dá até vontade de ir embora e nunca mais voltar. Certo? Assim funciona também em nossas viagens, quando escolhemos cidades para desvendar e conhecer. Há locais onde os cidadãos não tratam bem e desdenham os turistas. Já em outros somos bem recebidos até parece que estamos em nossa própria casa. A revista norte-americana Condé Nast Traveller fez uma pesquisa com os seus leitores que elegeram as cidades mais amigáveis e receptivas da Europa. Descubra abaixo o Top 10.

10. Helsinque – Finlândia 

Nota: 91,76

Bem no norte da Europa, ali na junção da Rússia com a Escandinávia, encontra-se Helsinque. A capital finlandesa é conhecida por sua conexão com a natureza, ecologicamente sustentável, suas dezenas de ilhas, qualidade de vida, séculos de história, e muito mais. No Top 10 da Condé Nest Traveller, Helsinque ocupa a décima posição de cidade mais amigável da Europa com a nota 91,76. Vale destacar ainda que a Finlândia ocupa desde 2017 o topo do ranking de país mais feliz do mundo segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas.

9. Atenas – Grécia 

Nota: 92,32

Berço do pensamento político, filosófico e inspiração artística e literária para a civilização ocidental, Atenas é, sem dúvida, um dos destinos turísticos mais cobiçados do mundo. A capital grega pode ser considerada um verdadeiro museu a céu aberto. A cidade não atrai somente por causa do seu lado histórico, a região é repleta de belezas naturais, cultura popular, culinária excepcional e excelente clima. Além de tudo isto, a receptividade do povo grego também é um ponto a ser  muito destacado.

8. Reykjavik – Islândia 

Nota: 92,40

Um país gelado, mas de pessoas bem calorosas e amigáveis. Assim é a Islândia, que atrai por suas belezas naturais únicas, pela aurora boreal e por seu povo sempre receptivo aos turistas estrangeiros. Na pesquisa da revista norte-americana a capital do país, com nome complicado, obteve nota 92,40 e chegou ao oitavo lugar.

7. Edimburgo – Escócia 

Nota: 92,54

Em sétimo lugar na pesquisa da Condé Nast Traveller aparece a capital da Escócia. A cidade reúne num único local construções medievais, que tem o Castelo de Edimburgo seu mais sublime testemunho, e edifícios georgianos rodeados de belos jardins e de pessoas receptivas aos turistas.

6. Bolonha – Itália 

Nota: 93,51

Bolonha é conhecida na Itália como La Rossa por sua política de esquerda, telhados de terracota e venezianas pintadas de vermelho. A cor escarlate da cidade é melhor vista do cume de uma das torres do século 12 que pontilham o horizonte como chaminés industriais. Nove séculos atrás, havia mais de cem, mas agora restam cerca de 20 torres e apenas alguns podem ser escaladas pelos visitantes para apreciarem a bem vista.

5. Lisboa – Portugal 

Nota: 93,67

Lisboa  é reconhecida por sempre receber os turistas de braços abertos. Por esse e muitos outros motivos diversos, a capital lusa é um dos destinos internacionais mais procurados por nós brasileiros. Uma viagem para lá reúne ótimas experiências com rica história e maravilhosa gastronomia. Sem deixarmos de falar das belas paisagens, construções centenárias e boa receptividade. Aproveite e veja nosso post especial sobre o que fazer em Lisboa e nossas dicas de roteiros por Lisboa.

viagem para portugal

4. Porto – Portugal 

Nota: 93,82

Um pouco mais ao norte de Lisboa chega o quarto lugar da pesquisa da revista. A maravilhosa cidade do Porto encanta todos que passam por ela. Da inconfundível vista da ponte Luís I, às adegas de Vila Nova de Gaia e às subidas das ruelas do centro histórico. Porto é um destino completo para quem procura desfrutar de uma viagem inesquecível. Além disto, Porto sabe bem receber os turistas que lá chegam. Confira nossas sugestões de roteiros no Porto.

3. Valeta – Malta 

Nota: 95

A pequena cidade muralhada, do século XVI, tem muito a oferecer e é a porta de entrada para turistas que chegam a Malta. Este arquipélago no Mar Mediterrâneo é repleto de praias deslumbrantes e muita boa comida. Valeta é perfeita como destino na primavera no hemisfério norte. Além disto, a população está sempre atenta e de bom humor para receber os turistas, como destaca a pesquisa da revista norte-americana.

porto valletta malta

2. Dublin – Irlanda 

Nota: 95,81

Um destino vibrante e cheio de energia. Basta uma breve caminhada pelo centro de Dublin para entender os motivos pelos quais a capital da Irlanda é um destino turístico tão famoso. Uma metrópole com muita atividade cultural, cheia de história e boa cerveja. Em Dublin você encontrará pessoas simpáticas e muito solícitas com o turistas.https://www.youtube.com/embed/qisOyQXoZIg?start=32&feature=oembed

1. Galway – Irlanda 

Nota: 97,33

E fica também na Irlanda a medalha de ouro dessa lista. Esta pequena cidade portuária é tida como a cidade mais amigável e receptiva da Europa, segundo a revista Condé Nast Traveller. Surprendente, não é? Quem nunca esteve ou nunca ouviu falar de Galway com certeza ficou surpreso com o resultado, mas quem por lá já passou sabe muito bem e reconhece que Galway tem um clima diferente e uma população super aberta aos estrangeiros.

A cidade, a 210 km de Dublin, é o centro cultural do país. Com teatros, museus, pubs, bares, Galway atrai visitantes que buscam aproveitar o seu clima boêmio. Ótima dica de destino para visitar após a pandemia!

Fonte: Melhores Destinos

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.