Release da Embaixada Britânica:Agência de Crédito à Exportação do Governo do Reino Unido nomeia representante no Brasil

 

 

 

UK Export Finance vê Brasil como mercado prioritário devido ao estreitamento das relações comerciais e de investimento entre os dois países.

 

São Paulo, 29 de janeiro de 2018

 

O Brasil tornou-se o primeiro país das Américas e o terceiro do mundo a ter um representante da rede internacional UK Export Finance (UKEF), a Agência de Crédito à Exportação do Governo do Reino Unido. Maria Angélica Oliveira Luqueze é a selecionada para ocupar a posição recém-criada de Diretora UKEF para atuar no Consulado-Geral Britânico em São Paulo e aumentar os esforços da Agência em reforçar o relacionamento comercial entre Brasil e Reino Unido.

Fundada em 1919 como a primeira agência de crédito à exportação do mundo, a UKEF ajuda os compradores do mundo a negociarem com fornecedores britânicos ao oferecer opções de financiamento atraentes. A partir da sua atuação local, a UKEF se posiciona estrategicamente para oferecer financiamento competitivo e inovador para empresas brasileiras e organismos públicos que atuam no Reino Unido.

O embaixador britânico no Brasil, Vijay Rangarajan, destaca que “a escolha do Brasil como uma das primeiras presenças no exterior da UKEF demonstra a importância que o Reino Unido atribuiu ao desenvolvimento do país como um dos principais parceiros comerciais e de investimento bilateral”. A UKEF tem capacidade de financiamento de até 3 bilhões de libras em apoio ao comércio Brasil-Reino Unido e, desde 2016, consegue financiar o Real brasileiro.

Para Maria Angélica, a nova representante do país para a UKEF, “a oportunidade de acessar o apoio financeiro britânico é extremamente importante para as empresas brasileiras neste momento em razão da retomada da economia e potencial crescimento do Brasil”.

Maria está baseada no Consulado-Geral Britânico em São Paulo e trabalha em estreita colaboração com o Departamento de Comércio Internacional (DIT) e com as equipes envolvidas na promoção do relacionamento comercial Brasil – Reino Unido.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.