Programa recruta jornalistas para bolsas de treinamento em técnicas e ferramentas digitais   

O Centro Internacional de Jornalistas (ICFJ) vai realizar, em 2021, a versão virtual do programa de Bolsistas Profissionais de 2021, com o recrutamento de jornalistas de 12 países: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panama e Peru.

Serão dois programas diferentes, um para a primavera e o outro para o outono dos EUA, abrangendo os mesmos países. Cada uma das versões terá 25 participantes recrutados. Do Brasil, dois bolsistas serão selecionados para o programa de primavera.

O programa começa com uma semana de orientação virtual, liderada pelo ICFJ, onde os bolsistas recebem treinamento prático em ferramentas e técnicas digitais e fazem workshops sobre suas propostas de projetos de mídia digital com empreendedores de mídia, enquanto criam um espaço seguro para colaboração e aprendizagem.

Em seguida, os selecionados terão seis semanas inteiras de anexos de redação virtual profissional. O programa forma pares de bolsistas com anfitriões americanos em todo o país em empresas de comunicação digital, incubadoras de startups e redações digitais de ponta com base em suas experiências, habilidades e propostas de projetos. Durante a incorporação da redação virtual, os bolsistas terão a oportunidade de conhecer e aprender com diferentes equipes da redação por meio de plataformas on-line.

Cada bolsista também receberá um subsídio de US $ 1.700 para seu projeto digital e terá a oportunidade de trabalhar com mentores ao longo de oito semanas, a fim de conduzir seus projetos digitais pessoais ao sucesso.

O prazo para inscrição no programa vai até 15 de abril de 2021 e pode ser feito a partir do site: https://www.icfj.org/our-work/digital-path-entrepreneurship-and-innovation-latin-america.

Veja, abaixo, o calendário para o programa de primavera:

  • Inscrição para bolsistas: até 15 de abril de 2021
  • Seleção de bolsistas: entre abril e maio de 2021
  • Orientação virtual liderada pelo ICFJ: de 24 de maio a 28 de maio de 2021
  • Fase de contato virtual: de 1º de junho a 13 de julho de 2021
  • Mentoria virtual e desenvolvimento de projetos: de 14 de julho a 14 de setembro de 2021
  • Relatório do programa: 15 de setembro de 2021
Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.