O príncipe Charles, da Grã-Bretanha, disse aos líderes globais em Davos na quarta-feira que a sustentabilidade "não pode ser apenas para quem pode pagar", alertando que "simplesmente não podemos perder mais tempo".
O herdeiro do trono britânico é um ambientalista afiado e defende ações para combater as mudanças climáticas há décadas.
Em seu discurso aos líderes políticos e empresariais globais no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, o príncipe Charles apresentou uma nova Iniciativa de Mercados Sustentáveis, bem como um plano de 10 pontos para tornar a economia global mais sustentável e enfrentar as mudanças climáticas.
Ele ressaltou que "como os consumidores exigem cada vez mais produtos sustentáveis, eles merecem ser informados sobre o ciclo de vida dos produtos, cadeias de suprimentos e métodos de produção".
"Para que uma transição ocorra, ser social e ambientalmente consciente não pode ser apenas para aqueles que podem pagar", acrescentou.
Ele pediu mudanças em "impostos, políticas e regulamentos" para impulsionar mercados sustentáveis e disse que "subsídios perversos" devem ser desmantelados, enquanto os incentivos devem ser aprimorados.
Ele também enfatizou que o setor privado tem um grande papel a desempenhar, citando os trilhões de dólares em ativos pertencentes a fundos soberanos, hedge funds e fundos de pensões que poderiam ser usados para investir em soluções verdes.