Presidentes mundiais e embaixadores enviam mensagem ao Brasil: Espanha, França, Alemanha, Chile, EUA, Suiça, Equador, Canadá, China, UE

Diversos líderes internacionais já manifestaram apoio ao presidente eleito. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cumprimentou a vitória de Lula por meio de nota.    

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que ambos enfrentarão unidos “muitos desafios comuns”.

Pedro Sanchez, da Espanha parabenizou Lula pela vitória e pela eleicões em que o Brasil decidiu apostar no progresso e na esperança

O presidente do Chile, Gabriel Boric, também usou o twitter para parabenizar o presidente eleito.

Ao cumprimentar Lula, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau afirmou que “está ansioso para trabalhar” com o futuro presidente.

“O povo do Brasil falou. Estou ansioso para trabalhar com @LulaOficial para fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas – como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!”

O presidente do Panamá, Nito Cortizo, afirmou esperar que os países continuem “trilhando juntos o caminho da amizade e da cooperação em benefício de nossas nações”.

O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, também parabenizou Lula pela vitória, por meio do Twitter: “Parabéns, presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela vitória nas eleições! Estamos felizes com a perspectiva de ampliarmos juntos e aprofundarmos ainda mais as relações Brasil-Alemanha”.

O embaixador da Suica Pietro Lazzeri disse: “A suica continuará engajada para desenvolver os profundos lacos de amizade e a forte cooperacão com o Brasil. Felicitamos também as brasileiras e os brasileiros pelo compromisso com a democracia”

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou que comemora “a vitória do povo brasileiro” com a eleição de Lula para a Presidência da República.

Guilherme Lasso do Equador felicitou lula pela sua eleicão como presidente do Brasil e afirmou que em democracia seguiremos fortalecendo a amizade e cooperacão entre os dois paíes e para melhores dias para os cidadão que na região a pluralidade siga integrando.

O representante da União Europeia para assuntos internacionais, Josep Borrell, não ficou de fora: “Os cidadãos brasileiros foram às urnas para eleger seu novo presidente em uma eleição pacífica e bem organizada. Parabéns a Lula na sua eleição! Estou ansioso para trabalharmos juntos e avançar as relações UE-Brasil com seu governo e com as novas autoridades do Congresso e do Estado” disse o representante da União Europeia para assuntos internacionais”, disse.

“Expressamos as nossas mais calorosas congratulações ao Sr. Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e ao Sr. Vice-Presidente eleito Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho”, escreveu o perfil da representação diplomática no Twitter.

A embaixada da China manifestou seus votos “por êxitos ainda maiores de desenvolvimento do Brasil”.

Alberto Fernandez da Argentina foi um dos primeiros a parabenizar Lula .

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, emitiu comunicado afirmando que o novo mandato de Lula “corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português”.

Atualizacao :

líderes da Aústria, Bélgica, México, Irlanda, sérvia e também o primeiro ministro da Alemanha e o líder Chines Xi Jinpin enviaram comunicados parabenizando a vitória de Lula.

Cabo Verde, Suécia, Finlandia, Noruega, Rússia, Ucrania, Itália, Peru! todos enviaram mensagems para Luís Inácio Lula da Silva.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.