Uma reflexão sobre alguns conflitos atuais que vão desde Mianmar a Gaza passando por Ucrânia e Haiti, como impasses no Conselho de Segurança que afetam a percepção da eficiência das Nações Unidas.
Esses foram alguns dos destaques de uma mesa redonda com o presidente da Assembleia Geral durante uma visita oficial à China. Dennis Francis falou a estudantes, pesquisadores e professores dos Institutos Xangai para Estudos Internacionais.
Prioridades globais
Citando o papel crescente da China e a cooperação do país com a ONU, Dennis Francis explicou suas quatro prioridades à frente da Assembleia: paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade para todos.
O líder da Assembleia Geral começou a visita à China conhecendo um projeto de combate à pobreza no setor de moradia, que está sendo implementado no vilarejo de Wufang, um dos subúrbios de Xangai.
De Xangai, Dennis Francis embarca para Pequim, capital da China, onde se reunirá com representantes do governo, de organizações de jovens e mulheres e com membros das Nações Unidas.
A China é a última parada de um périplo internacional que começou na África e seguiu para a Índia. O presidente da Assembleia Geral retorna a Nova York neste 1 de fevereiro.