Opções de mestrado em políticas públicas na Alemanha

O Programa Helmut-Schmidt, criado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), oferece apoio para estudantes interessados em fazer mestrado em políticas públicas na Alemanha. São oito opções de cursos de mestrado na área e as inscrições devem ser feitas entre 1 de junho e 31 de julho.

Opções de mestrado em políticas públicas na Alemanha

A lista de programas ligados ao Helmut-Schmidt inclui oito cursos em universidades alemãs, ministrados em inglês ou alemão. Como regra geral, o DAAD exige que os jovens interessados candidatem-se diretamente a, no máximo, dois programas de interesse.

#1 Mestrado em políticas públicas (MPP) da Hertie School of Governance, em Berlim

#2 Mestrado em desenvolvimento e governança, da Universidade de Duisburg-Essen

#3 Mestrado em políticas públicas (MPP) da Willy Brandt School of Public Policy, na Universidade de Erfurt

#4 Mestrado em Public Economics, Law and Politics, na Leuphana University of Lünenburg

#5 Mestrado em Gerenciamento de Organizações Não-Governamentais, na Hochschule Osnabrück

#6 Mestrado em Governança Democrática e Sociedade Civil, na Universidade de Osnabrück

#7 Mestrado em políticas públicas e governança, na Universidade de Passau

#8 Mestrado em gestão pública, na Universidade de Potsdam

Como se candidatar

Para se candidatar ao mestrado em políticas públicas na Alemanha, o estudante precisa enviar o formulário de solicitação de bolsa do DAAD e realizar a application para sua universidade de interesse. Vale lembrar que, para ser elegível à bolsa, é necessário ter graduação em áreas como DireitoPolíticaEconomia ou áreas relacionadas.

Leia também: Tudo que você precisa saber para conseguir uma bolsa de estudo

Entre os documentos solicitados pelas instituições de ensino, estão itens como cartas de recomendação, histórico acadêmico, currículo e testes de proficiência (de inglês e, em alguns casos, de alemão).

Quais os benefícios da bolsa

Como apoio financeiro oferecido pelo DAAD, os estudantes contam com auxílio mensal no valor de 850 euros, bem como seguro-saúde, passagens aéreas e subsídio para pesquisa. Também é possível obter um valor extra, caso o estudante leve consigo o cônjuge e/ou filhos.

Antes do início do mestrado em políticas públicas na Alemanha, todos os selecionados fazem um curso de alemão, com duração de seis meses, entre abril e setembro de 2019.

Para saber mais sobre o programa do DAAD e se candidatar ao mestrado em políticas públicas na Alemanha, confira os detalhes para 2019.

Fonte: site estudarfora.org
Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.