ONU oferece bolsas para jovens jornalistas cobrirem a Assembleia Geral em Nova Iorque

0
29
© Foto da ONU/Manuel Elías

Com duração de três semanas, o programa Reham Al-Farra para jovens jornalistas é organizado em setembro, quando chefes de Estado e governo dos 193 Estados-membros se reúnem em Nova Iorque.

Desde 1981, o programa oferece bolsas para jovens jornalistas e outros profissionais de comunicação de países em desenvolvimento cobrirem a semana de alto nível da Assembleia Geral da ONU.

Para participar, as pessoas interessadas devem trabalhar em um veículo de imprensa, coletivo, plataforma ou rede comunitária de comunicação, ter entre 22 e 35 anos e possuir habilidades de escrita e entendimento em língua inglesa.

O prazo para inscrições na edição de 2024 é 15 de março (sexta-feira).

programa Reham Al-Farra é uma oportunidade única para jovens jornalistas (22 a 35 anos) de países em desenvolvimento ampliarem seu conhecimento e redes de contato com jornalistas e jovens profissionais de todo o mundo.

Realizado na sede da ONU, o programa leva um grupo seleto de jornalistas a Nova Iorque para participar da abertura da Assembleia Geral e entrevistar altos funcionários da Organização para seus veículos de comunicação.


Legenda: Amina J. Mohammed, vice-secretária-geral da ONU, posa para uma foto de grupo com os participantes do programa Reham Al-Farra. Foto: © Foto da ONU/Eskinder Debebe.

Durante o programa de três semanas, os bolsistas têm a oportunidade de participar de briefings especiais, entrevistar funcionários e trocar ideias com jovens jornalistas de todo o mundo.

Em anos anteriores, os bolsistas se reuniram com o secretário-geral da ONU, a vice-secretária-geral, o presidente da Assembleia Geral e embaixadores dos Estados-membros das Nações Unidas.

O programa também organiza visitas a organizações, empresas de comunicação e jornais renomados, como o The New York Times, o The Wall Street Journal e a ProPublica.

História do programa Reham Al-Farra

O programa de bolsas para jovens jornalistas foi estabelecido em dezembro 1980 pela Assembleia Geral da ONU, por meio da resolução 35/201.

Em 2003, a iniciativa global foi renomeada em homenagem a Reham Al-Farra, uma oficial de informação pública jordaniana de 29 anos morta no bombardeio de 19 de agosto de 2003 na sede da ONU em Bagdá.

Desde sua fundação em 1981, a bolsa foi concedida a 652 jornalistas de 168 países. Após a conclusão do programa, espera-se que os participantes continuem trabalhando no jornalismo e promovam uma melhor compreensão das Nações Unidas em seus países de origem.

Como participar?

Acesse o formulário de inscrição na página do programa: https://www.un.org/en/raf

O prazo para inscrição se encerra em 15 de março de 2024.