Fortes cheias na África do Sul já mataram pelo menos 300 pessoas. O governo declarou estado de desastre após algumas áreas da província de KwaZulu-Natal terem registrado um volume equivalente a meses de chuva em apenas um dia.
Cerca de 6 mil casas foram destruídas pelas enchentes e deslizamentos de terra. Em nota, o secretário-geral da ONU enviou condolências às famílias das vítimas, ao governo e ao povo sul-africano.
Menina de 10 anos
António Guterres expressou solidariedade e disse que a ONU está pronta para apoiar no que for preciso. Ele afirmou que está triste com a perda de vidas e os danos à infraestrutura da província.
Por causa do mau tempo, os helicópteros de resgate estão enfrentando baixa visibilidade atrasando a retirada dos sobreviventes.
A mídia local divulgou imagens do resgate de ume menina de 10 anos que perdeu a família inteira que desapareceu numa ponte inundada.
Milhares de pessoas estão desabrigadas na cidade de Durban, no desastre natural. Autoridades disseram que essas são as piores cheias da África do Sul nas últimas décadas.
Fonte: ONU News