O Trio «FORTE TRIO» do Cazaquistão em turnê de concertos pelo Brasil

Por ocasião do feriado nacional do Cazaquistão, no Dia da República, foi realizado no Teatro Nacional Claudio Santoro da capital brasileira um show do trio «FORTE TRIO» do Cazaquistão, apresentando ao público brasileiro e estrangeiro uma imagem única da cultura musical do Cazaquistão.

A alta habilidade do trio composto pelo artista honrado do Cazaquistão, o fundador do trio Timur Urmancheev (piano), laureados dos concursos internacionais Murat Narbekov (violoncelo) e Maksat Zhusupov (violino) correspondeu às expectativas do público.
Em seu discurso de boas-vindas, o Embaixador do Cazaquistão Bolat Nussupov parabenizou ao público com o feriado do Estado do Cazaquistão, o Dia da República, e delineou as iniciativas estratégicas da liderança do país para um maior desenvolvimento e fortalecimento do Estado do Cazaquistão.

A apresentação pelo «FORTE-TRIO» das peças clássicas de alto nível causou uma impressão única no público local. As obras «Kerogly» de autor cazaque Arman Zhaiyim e «Yapurai» de Adilzhan Tolykpayev foram apresentadas pela primeira vez, assim como composições famosas do Antonin Dvorak e Ludwig van Beethoven.

O turnê do trio pelas cidades brasileiras continuará até 31 de outubro. Os próximos locais onde serão realizadas as apresentações são o renomado Teatro do Paz (Belém, 28 de outubro) e o Teatro Goiânia (Goiânia, 31 de outubro). Anteriormente, no dia 19 de outubro, os artistas se apresentaram com sucesso no Salão Leopoldo Miguez, no Rio de Janeiro.

O «FORTE TRIO» é um famoso grupo instrumental de câmara cazaque, que atua sob a direção de Timur Urmancheyev, Artista Destacado do Cazaquistão. O trio é membro da Organização de Concertos Estaduais «Roza Baglanova» do Ministério da Cultura e Esportes da República do Cazaquistão. O grupo apresenta sua arte nos melhores locais de concertos do mundo e fortalece o status internacional do Cazaquistão como líder do espaço eurasiático.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.