O Ano Novo é celebrado em datas diferentes em alguns países, no Vietnã ele é celebrado no início da Primavera com muitas festividades!

Tet Nguyen Dan é mais conhecido por seu nome curto do “Tet”, é o feriado mais importante e popular no Vietnã. A Festa do Ano Novo Lunar vietnamita marca o início da Primavera de acordo com os meses lunares (calendário chinês).

 

 

Tet Nguyen Dan é mais conhecido por seu nome curto do “Tet”, é o feriado mais importante e popular no Vietnã. A Festa do Ano Novo Lunar vietnamita marca o início da Primavera de acordo com os meses lunares (calendário chinês).

Os vietnamitas preparam as comidas especiais para Tet e arrumam casa. Há uma série de costumes praticados durante o Tet, tais como visitar os familiares no primeiro dia do ano novo, o culto aos antepassados, oferecendo “dinheiro sorte” (colocado no envelope vermelho) a crianças e idosos, e a abertura de uma loja

“dinheiro sorte” – lì xì (em vietnamita)

Tet é também uma ocasião para as reuniões familiares. Durante Tet, o vietnamitas visitam suas famílias e vão aos templos, os problemas do ano passado são esquecidos e à espera de melhor. Tet é considerado o primeiro dia da primavera e há um festival, chamado de Hoi Xuan (Festival da Primavera).

cena de reunião familiarcena de reunião familiar

No Tet, cada casa é geralmente decorada por hoa mai – flor de Ochna (no Vietnã central e do sul) ou hoa đào – flor de pêssego (no norte do Vietnã ) ou hoa ban (nas zonas de montanha).

Os vietnamitas também decoram suas casas com bonsai e flores como crisântemos (hoa Cuc), calêndula (Van Tho) que simbolizam a longevidade, etc…

A saudação tradicional é “Chuc Mung Nam Moi” (Feliz Ano Novo) e “Cung Chuc Tan Xuan” (feliz nova primavera). Pessoas também dejesam prosperidade e sorte !

No Vietnã, as pessoas dizem “comer Tet” para mostrar a importância dos alimentos na sua celebração. Algumas comidas também comem-se durante todo o ano, enquanto outros pratos são consumidos apenas durante Tet.

Bánh Chưng: é tipo bolo salgado quadrado, basicamente feito de arroz glutinoso com carne ou feijão no centro de bolo, que são embrulhados por folhas “Dong” (Phrynium Placentarium). A preparação é um longo período de tempo , e pode levar dias a cozinhar. Dưa Hành: cebolinhas em conserva com sal e açúcar. Mứt :  frutas secas com açúcar!

Fonte: http://viajeindochina.com/pt/blog/tet-ou-festa-de-ano-novo-lunar-no-vietna.html

Desejamos aos nosso amigos vietnamitas um Feliz Ano Novo sempre!
Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.