Em cerimônia na segunda-feira (18) em Montevidéu, no Uruguai, tomaram posse de novos integrantes do Parlamento do Mercosul (Parlasul). O grupo é formado por 37 parlamentares brasileiros, entre senadores e deputados, que constituem um total de mais de 100 congressistas, da Argentina, do Uruguai, do Paraguai e da Bolívia.
O presidente da delegação brasileira é o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) eleito em setembro para novo mandato de dois anos no cargo.
O Parlasul tem a responsabilidade de debater questões diplomáticas e assuntos relativos a agricultura, comércio e indústria, por exemplo. Viana destacou a integração entre os países do bloco e a intermediação de demandas dos setores empresariais e da sociedade civil feita pelos parlamentares. Para ele, a união ajuda a desenvolver todos os países-membros.
Bolívia
Durante a cerimônia, o senador boliviano Adolfo Mendoza comemorou a recente aprovação, pelo Parlamento brasileiro, da adesão da Bolívia como membro pleno do Mercosul.
— Isso mostra o valor da diplomacia parlamentar para apostar na integração. Merece reconhecimento o trabalho do Parlasul e o compromisso da bancada brasileira do grupo —, afirmou.
O Protocolo de Adesão da Bolívia ao Mercosul, instituído pelo Projeto de Decreto Legislativo 380/2023, foi aprovado pelo Senado em novembro, após quase oito anos desde sua assinatura pelos presidentes dos países membros do bloco. Vice-presidente do Parlasul, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) considerou que a entrada da Bolívia vai fortalecer o bloco.
Parlasul
O Parlamento do Mercosul tem sede em Montevidéu e funciona desde maio de 2007 com reuniões pelo menos uma vez a cada mês. O grupo é composto por 26 parlamentares argentinos, 18 uruguaios, 18 paraguaios, 13 bolivianos.
Com informações da Agência Senado