Novo emir do Kuwait é Meshal al-Ahmad al-Sabah

Meshal al-Ahmad al-Sabah assume após a morte de seu meio-irmão Nawaf al-Ahmad al-Sabah

Meshal al-Ahmad al-Sabah, de 83 anos, se tornou o novo emir do Kuwait no sábado (16), após a morte do seu meio-irmão e então emir, Nawaf al-Ahmad al-Sabah, ocorrida também no sábado, após uma internação de emergência, em novembro.

Nawaf era o emir do Kuwait desde 2020, mas, em 2021 delegou reponsabilidades para o príncipe-herdeiro Meshal, que dedicou grande parte da sua carreira pública construindo os sistemas de segurança e aparato militar do Kuwait. É esperado, de acordo com informações de agências de notícias, que Meshal mantenha laços próximos com a Arábia Saudita, além de buscar uma nova relação com o parlamento do Kuwait, que barrou a diversas propostas do líder anterior.

Diversos chefes de estado e representantes globais prestaram condolências ao novo emir em razão do falecimento de Nawaf, entre os quais o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o Catar, a Palestina, os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita, entre outros países.

As informações são da ANBA.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.