Município de Curitiba e Agência Francesa de Desenvolvimento assinam contrato de empréstimo para financiamento parcial do “Projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba”

O Município de Curitiba e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) celebraram hoje, 24 de julho, por meio de cerimônia virtual, a assinatura do contrato de empréstimo, com garantia da União, no valor de 38,1 milhões de euros para financiamento parcial do “Projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba – Curitiba”. A assinatura de hoje é resultado de tratativas para uma colaboração entre a AFD e o Município de Curitiba iniciadas ainda em julho de 2018.

A solenidade contou com a participação do Prefeito de Curitiba, Sr. Rafael Greca; do Encarregado de Negócios interino da Embaixada da França no Brasil, Sr. Olivier da Silva; e do Diretor Regional da AFD no Brasil, Sr. Philippe Orliange. Participaram também o Vice-Prefeito de Curitiba, Sr. Eduardo Pimentel; o Presidente da Câmara Municipal da cidade, Sr. Sabino Pícollo; o Senhor Senador  Oriovisto Guimarães; o Senhor Deputado Federal Pedro Lupion; além de demais autoridades e equipes técnicas brasileiras e francesas envolvidas  na preparação do projeto.

O “Projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba” é uma iniciativa que visa melhorar a qualidade de vida de famílias da Ocupação 29 de Outubro, atualmente instaladas em Área de Proteção Ambiental em terreno de propriedade do Instituto das Águas do Paraná. Além dos ganhos sociais previstos por meio da realocação de 1.147 unidades habitacionais, o projeto visa também fazer frente às mudanças climáticas. Os resultados concretos do projeto deverão garantir não apenas a segurança dos habitantes do bairro Novo do Caximba, mas também a melhor conservação das bacias dos rios Iguaçu e Barigui e dos ecossistemas existentes na região, representando, assim, uma conquista para toda a população da cidade de Curitiba.

O conjunto de ações previstas no projeto incluem também a implantação de um dique de contenção de cheias; construção de um parque linear; urbanização da faixa edificável; adequação viária e melhoria da infraestrutura de transporte, de saneamento e de abastecimento de água e energia elétrica na área consolidada.

Apoiado pela AFD, o projeto é desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba com o Gabinete do Prefeito, a Procuradoria Geral do Município e as secretarias municipais de Governo, Meio Ambiente, Cohab-CT, Obras Públicas, Defesa Social, Educação e Fundação de Ação Social. Por parte do governo do Estado fazem parte a Sanepar, o Instituto das Águas do Paraná e a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Paraná. A comunidade local e a Associação dos Empresários da Cidade Industrial de Curitiba (AECIC) também são parceiros na execução do Projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba.

No Estado do Paraná, a AFD já financiou projetos junto aos municípios de Curitiba e Toledo. Em ambos os casos, os programas de implementação incluíram vários eixos dedicados à preservação da biodiversidade e ao desenvolvimento dos bens públicos através, por exemplo, da criação de parques urbanos lineares. A assinatura  do projeto “Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba” reforça a cooperação franco-brasileira na área do desenvolvimento urbano sustentável e fortalece a parceria de longa data entre a AFD e o Município de Curitiba.

Sobre a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD)

Instituição financeira pública e solidária, a AFD é protagonista da política de desenvolvimento da França. Ela apoia projetos que melhoram a vida das populações de países em desenvolvimento, emergentes e territórios ultramarinos franceses, contribuindo, assim, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a implementação do Acordo de Paris sobre o clima. Presente em 115 países por meio de uma rede de 85 agências, a AFD acompanha atualmente mais de 4.000 projetos de desenvolvimento. Em 2019, dedicou 14 bilhões de euros ao financiamento desses projetos. No Brasil, a AFD mobiliza 1,9 bilhão de euros, fazendo do país um de seus principais parceiros.

Link de acesso à página da AFD no Brasil: https://www.afd.fr/pt/page-region-pays/brasil

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.