Ministro Mauro Vieira se encontra com Erdogan

Ministro Mauro Vieira realizou, em 12 de junho corrente, visita à Turquia. Manterá, em Ancara, encontro com seu homólogo, o Ministro dos Negócios Estrangeiros Hakan Fidan.

As relações bilaterais entre Brasil e Turquia foram elevadas, em 2010, ao nível de parceria estratégica e caracterizam-se pela fluidez do diálogo, pela cooperação em vários setores e pela coordenação em grandes temas da agenda internacional contemporânea.

Durante a visita, serão examinados os principais pontos da agenda bilateral, em áreas como comércio, investimentos e cooperação na área de indústria de defesa, bem como os trabalhos desenvolvidos, ao longo do corrente ano, no âmbito da presidência brasileira do G-20. Também serão abordadas questões regionais e globais de interesse mútuo, tais como o conflito e a aguda crise humanitária que atingem a Faixa de Gaza e sua população.

As trocas comerciais entre os dois países alcançaram, em 2023, a expressiva marca de US$ 4,6 bilhões, com superávit brasileiro da ordem de US$ 2,2 bilhões.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.