Ministra de Relações Exteriores da Espanha está em Brasília e promete ajudar no acordo Mercosul

O Embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Garcia Casas, também participou do encontro com o Presidente Jair Bolsonaro.

A ministra de Assuntos Exteriores espanhola, que iniciou ontem uma visita oficial de dois dias a Brasília, comprometeu-se a “promover” esforços em prol da ratificação do acordo entre a União Europeia (UE) e o Mercosul.

Arancha González Laya , se encontrou com os ministros brasileiros de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e da Agricultura, Tereza Cristina. Hoje, a ministra espanhola irá encontrar-se com o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, e posteriormente com o ministro da Economia, Paulo Guedes, antes de embarcar para Assunção, no Paraguai.

Numa breve declaração no início de seu encontro com Marinho, González Laya classificou a relação com o Brasil como de “velhos amigos” e “parceiros estratégicos”.

A ministra espanhola também destacou esse papel na saudação inicial do encontro com a titular da pasta da Agricultura brasileira, e fez referência ao acordo entre a UE e o Mercosul, assinado em 2019 após vinte anos de negociações, mas ainda pendente de ratificação.

É necessário “trabalhar para encerrar algumas coisas que estão abertas”, afirmou Arancha González Laya, que também expressou o seu compromisso em “promover” o processo para “pô-lo em marcha”.

Algumas nações europeias mostraram-se reticentes em ratificar este acordo por considerarem que não existem garantias ambientais suficientes, especialmente na proteção da Amazónia.Diante desse impasse, a ministra espanhola defendeu “trabalhar junto” com o Brasil para superar os entraves dessa negociação.

Com informações da EuroNews- Portugues.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.