Ministra da Agricultura inicia sua visita a países árabes mas antes recebe embaixador do kuwait em seu gabinete em Brasília

A  a ministra da Agricultura, Tereza Cristina , viajou em missão oficial de 12 dias,  na comitiva que terá início a partir deste sábado 14 , viajaram vários homens de negócios brasileiros, exportadores de comodities a quatro países árabes: Egito , Arábia Saudita , Emirados Árabes Unidos e Kuwait . Segundo o Ministério da Agricultura, os principais objetivos da missão ao Oriente Médio são fortalecer a parceria comercial e abrir o mercado árabe para os produtos brasileiros.  No próximo mês, o presidente fará a mesma visita a estes países.

Em 2018, as exportações agropecuárias do Brasil para 22 países árabes e integrantes da Organização para a Cooperação Islâmica, totalizando 55 nações, somaram US$ 16,13 bilhões. Esse valor representa 19% do total das vendas externas do agronegócio brasileiro, percentual superior ao que foi exportado para a União Europeia (16%). Os produtos mais vendidos foram açúcar, carnes, milho, soja e café.Os técnicos da Agricultura estimam que o comércio agrícola entre Brasil e o mundo árabe pode crescer e chegar a US$ 895 milhões. Os produtos em perspectiva são: soja (farelo e grãos), café verde, açúcar e fumo não manufaturado.Durante esta semana, que antecedeu a viagem,  o embaixador do Kuwait, Nasser Al Motairi, fez uma visita de cortesia a Ministra Tereza Cristina em seu gabinete em Brasília para falar um pouco sobre seu país e aspectos da viagem.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.