Mensagem olímpica da paz é universal, diz chefe da ONU em Pyeongchang

Enquanto o mundo se reúne para as Olimpíadas de Inverno, que começaram na sexta-feira (9) em Pyeongchang, na Coreia do Sul, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu que todos reconheçam e promovam a mensagem universal dos Jogos de paz e tolerância.

“O espírito olímpico permite que pessoas de todo o mundo se unam para respeitar umas às outras, defender os valores de tolerância, entendimento mútuo, que são elementos básicos para uma paz possível”, disse Guterres a jornalistas em Pyeongchang.

Obviamente, no contexto atual, disse ele, há muita atenção na Península Coreana, mas a mensagem de paz das Olimpíadas não é local.

“É universal. É para o mundo. É válida na Coreia assim como em qualquer lugar onde lutamos para enfrentar muitos conflitos complexos”, disse.

O chefe da ONU também manifestou seu contentamento e orgulho de estar nos Jogos Olímpicos de Inverno, e enfatizou a cooperação entre a ONU e o Comitê Olímpico Internacional (COI), assim como os valores defendidos pelo COI e pelo Comitê Paralímpico Internacional.

Os Jogos Olímpicos de Inverno foram abertos na sexta-feira com performances artísticas e culturais, assim como pelo tradicional desfile de atletas, durante o qual as delegações de Coreia do Norte e Coreia do Sul desfilaram sob uma mesma bandeira.

Também na sexta-feira, a cerimônia de abertura viu a conclusão de uma longa jornada da Tocha Olímpica, iniciada em novembro.

Fonte: http://www.onu.org.br/

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.