“LEITURAS CENTENÁRIAS” inauguram comemorações dos 100 anos de José Saramago, único Nobel de literatura de língua portuguesa

No dia 16 de novembro de 2021, aniversário de 99 anos do escritor português José Saramago (1922-2010), a Fundação José Saramago assinala a abertura das comemorações do centenário do autor. O projeto a inaugurar a sequência de eventos, em tributo ao único Prêmio Nobel de Literatura de língua portuguesa, chama-se “Leituras Centenárias”, uma das iniciativas a compor o programa “Saramago na Escola” e ocorrerá simultaneamente em Portugal, Brasil e Lanzarote (ilha espanhola onde o autor viveu de 1993 até sua morte).

Estudantes de 100 escolas básicas de Portugal e de dez colégios do Brasil irão, às 10h desta terça-feira (16), apresentar sessões online de leitura do conto “A Maior Flor do Mundo”, presente no currículo escolar do 4º ano do Ensino Básico português e do Ensino Fundamental brasileiro. Para além de constituir uma evocação do escritor, as “Leituras Centenárias” procurarão motivar os jovens para a leitura, para o aperfeiçoamento da língua, para a compreensão da narrativa e para o questionamento e diálogo sobre nós próprios, a sociedade e o meio ambiente.

A organização da inciativa é da Fundação José Saramago, em Portugal, com apoio da Embaixada de Portugal em Brasília, da rede de Consulados de Portugal no Brasil, do Camões – Centro Cultural Português em Brasília e da Feira Literária de Poços de Caldas (Flipoços). A transmissão das sessões de leitura serão feitas pelos canais do Instagram @camoes_brasil, pela página do Facebook da Embaixada de Portugal em Brasília e pelo canal do YouTube da Flipoços.

 Para reunir os vídeos dos alunos, foi de fundamental importância a parceria firmada com as secretarias municipais e estaduais de Educação. Algumas delas desenvolverão suas próprias atividades em torno das comemorações do centenário de Saramago.

Em Brasília (DF), dois alunos do Colégio Cívico Militar CEF 01 do Riacho Fundo II realizam a leitura em vídeo para o programa e, em Belém (PA), alunos do 6º ano da Escola de Aplicação da UFPA e de escolas públicas municipais da capital paraense também realizarão sessões do conto. No município de Poços de Caldas (MG), oito escolas se engajarão na atividade.

Além dessas, estão envolvidas nas “Leituras Centenárias” as seguintes escolas: Escola Portuguesa (São Paulo, SP); Colégio Sagres (Rio de Janeiro, RJ); Colégio Paulo VI (Vitória da Conquista, BA); Escola Tempo de Criança (Salvador, BA); Colégio Porto (Natal, RN); Colégio Madre de Deus (Recife, PE); Colégio 7 de Setembro (Fortaleza, CE); e Escola Racher Mader Gonçalves (Curitiba, PR). 

A efeméride dos 100 anos de Saramago constituirá uma oportunidade privilegiada para a consolidação da presença de um grande escritor na história cultural e literária, em Portugal, no Brasil e no mundo.

Serviço:

SARAMAGO NA ESCOLA: LEITURAS CENTENÁRIAS

Dia 16 de novembro de 2021, às 10h.

No Instagram do Camões – Centro Cultural Português em Brasília (@camoes_brasil), no Facebook da Embaixada de Portugal em Brasília e no canal do YouTube da Flipoços (youtube.com/feira-flipocos).

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.