Lançada a Liga de Mídia e Think Tanks da China e países Latino-Americanos e Caribenhos

0
36

O Sexto Diálogo entre as Civilizações a China e países da América Latina e do Caribe (ALC) foi realizado em Buenos Aires, Argentina, no dia 11 de setembro.  Na ocasião, foi lançada a Liga de Mídia e Think Tanks da China e dos Países Latino-Americanos e Caribenhos, uma iniciativa do Centro do Grupo de Comunicações Internacionais da China para as Américas (CICG Américas).

Os membros fundadores da liga são 18 veículos de comunicação e think tanks sediados na China, Argentina, Brasil, México, Chile e Peru. O Brasília in Foco, referência na cobertura diplomática e de relações exteriores, foi escolhido como representante do Brasil. Fabiana Ceyhan, jornalista responsável pelo veículo, foi convidada após sua participação do “BRICS Seminar on Governance and Cultural Exchange Forum“, em Joanesburgo, Àfrica do Sul, onde falou sobre ética e justiça nas relações entre pessoas e países.

Compromisso com objetivo comum

Os membros da Liga comprometem-se a fornecer informações mais objetivas, autênticas e precisas ao mundo, além de contribuir para o aprofundamento da comunicação entre a China e os países da ALC. Seu objetivo é avançar na construção de uma ordem internacional justa e na construção de um futuro compartilhado para a humanidade.

Responsável por veículos de comunicação, o CICG Américas possui as marcas de mídia Beijing Review e China Hoje. A organização publica revistas e produtos de mídia multilíngues, além de sites e mídias sociais. Também realiza estudos regionais e coordena  intercâmbios profissionais. Seus escritórios ficam nos Estados Unidos, no México e no Peru. 

O estabelecimento da Liga vai fortalecer ainda mais os intercâmbios e a cooperação entre o CICG Américas e todos os setores dos países da ALC, e dará à organização um impulso renovado para assumir um papel mais importante na promoção do desenvolvimento das relações China-ALC.    

Em seu discurso no fórum, Li apresentou diversas sugestões para que a mídia assuma melhor as responsabilidades sociais: praticar ativamente a Iniciativa de Civilizações Globais; construir um sistema de discurso internacional; respeitar a diversidade cultural e apoiar a comunicação intercultural; defender a paz e os interesses comuns do Sul Global.       

O Sexto Diálogo entre as Civilizações da China e os Países da ALC foi co-organizado pela Academia de Estudos Contemporâneos da China e do Mundo, CLACSO, o Gabinete de Relações Exteriores do Governo Provincial de Jiangsu, FLACSO, o Instituto de Estudos Latino-Americanos da Academia Chinesa de Ciências Sociais, CICG Américas, CICG Blossom Press e Centro de Intercâmbio Cultural Pequim China-América Latina. 

Com informações da Beijing Review.