“Jovens artistas para a música italiana” em cena para as comemorações do Dia da República da Embaixada da Itália em Brasília

Por ocasião das comemorações do Dia da República Italiana, no dia 2 de junho de 2021, a Embaixada da Itália em Brasília promove dois eventos culturais online, que serão transmitidos no canal YouTube da Embaixada, respectivamente nos dias 2 e 3 de junho, às 18 horas.

Dessa forma, os concertos do evento “Jovens artistas para a música italiana” confiam o palco virtual do Dia da República ao entusiasmo e empenho dos jovens talentos da cidade de Brasília.

Na próxima quarta-feira, dia 2 de junho, às 18 horas, será apresentado o concerto “Arie d’Opera”, gravado no Teatro da Escola de Música de Brasília (EMB). Os protagonistas serão a jovem soprano Manuela Korossy e o tenor Arthur Felix, acompanhados ao piano por Deyvison Miranda, que nos proporão algumas das árias mais conhecidas da Ópera italiana, em uma viagem virtual pelas notas de Puccini, Donizetti e Verdi. “Estou profundamente contente por testemunhar a grande paixão com que estes extraordinários talentos, no limiar de seus vinte anos de idade, abraçam a tradição da ópera italiana e, portanto, a nossa língua e cultura. Estamos gratos e desejamos-lhes um futuro repleto de sucessos”, declarou o Embaixador da Itália em Brasília, Francesco Azzarello.

Na quinta-feira, dia 3 de junho, também às 18 horas, será a vez do concerto “Serenata Solidária”, filmado no esplêndido cenário da Sala Nervi da Embaixada da Itália em Brasília. Os protagonistas, pelo segundo ano consecutivo, são 15 jovens artistas do Instituto Reciclando Sons, que há vinte anos atua na Comunidade da Cidade Estrutural, em Brasília, visando à formação musical de crianças e adolescentes. “Este momento de convívio, mais uma vez, nos permitirá unirmos em um abraço virtual de solidariedade em apoio à campanha “Nos Ajude a ajudar”, em benefício das famílias da Comunidade”, afirmou o Embaixador Azzarello, que agradeceu à responsável do Instituto, Rejane Pacheco, por seu extraordinário compromisso e paixão.

Seguem os programas dos dois eventos.

“Arie d’Opera”

Manuela Korossy, Arthur Felix e Deyvison Miranda, em colaboração com a Escola de Música de Brasília (quarta-feira, 2 de junho, 18h00, no Canal YouTube “Ambasciata Brasilia”)

PROGRAMA:

Una furtiva lagrima, L’elisir d’amore, G. Donizetti

Oh, mio babbino caro, Gianni Schicchi, G. Puccini

La donna è mobile, Rigoletto, G. Verdi

Un bel dì vedremo, Madama Butterfly, G. Puccini

Che gelida manina, La Bohème, G. Puccini

Si, mi chiamano Mimì, La Bohème, G. Puccini

Oh soave fanciulla, La Bohème, G. Puccini

Brindisi, La Traviata, G. Verdi

****

“Serenata Solidária”

Orquestra do Instituto Reciclando Sons (quinta-feira, 3 de junho, 18h00, no Canal YouTube “Ambasciata Brasilia”)

PROGRAMA:

Intermezzo da Cavalleria Rusticana, P. Mascagni

Canto Della Terra, F. Sartori e L. Quarantotto

Nessun dorma, G. Puccini

Cinema Paradiso (tema do filme), E. Morricone

Con te partirò, F. Sartori

Il Buono, il Brutto e il Cattivo (tema do filme), E. Morricone

Caruso, L. Dalla

Tarantella, Música popular

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.