Jamaica se prepara para a reabertura à turistas internacionais hoje

A Jamaica anunciou que reabrirá as fronteiras para viajantes internacionais hoje (15). O país está repatriando 8.000 cidadãos jamaicanos que estavam no exterior por conta das restrições de viagem relacionadas ao COVID-19. Além disso, foi anunciado um extenso conjunto de protocolos operacionais, incluindo testes de saúde antes e depois da entrada, que serão implementados para mitigar riscos para trabalhadores, comunidades e turistas. Desde o planejamento da viagem até a chegada ao destino, os protocolos cobrem todas as etapas da jornada do visitante, incorporando o ciclo de vida da prevenção, detecção e resposta.

A segurança é indispensável para um setor de turismo resiliente e sustentável. Este é o maior motor econômico do país. A indústria turística da ilha emprega 130.000 trabalhadores diretos e impacta outros 120.000 empregos em outras indústrias (água, agricultura, energia, entre outros), sendo o combustível de mais de um terço da economia do país.

“O turismo é uma força vital de nossa economia e, com a ajuda de especialistas internacionais e uma força-tarefa dedicada, desenvolvemos protocolos que nos permitem reabrir nossas fronteiras de forma segura”, disse Donovan White, diretor de turismo da Jamaica. “Estamos confiantes de que, assim que houver uma retomada da economia, os jamaicanos trabalharão em conjunto para garantir uma experiência segura e inigualável para nossos trabalhadores do turismo, suas famílias e turistas, preservando experiências autênticas que os viajantes buscam quando visitam nossas faixas litorâneas”.

O governo jamaicano trabalhou em grande colaboração com parceiros internacionais para desenvolver protocolos de turismo voltados para a saúde pública, que foram projetados com base em benchmarking, globalmente, para incluir quase 20 mercados no Caribe, bem como agências de saúde globais. O desenvolvimento deste protocolo também incluiu uma consulta abrangente a agências governamentais locais, incluindo os Ministérios da Saúde e Bem-Estar, da Segurança Nacional e Relações Exteriores, além do setor privado, sindicatos e parceiros internacionais dentro e fora da indústria do turismo, incluindo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, Centros para Controle e Prevenção de Doenças, o Banco Mundial, a PriceWaterhouseCoopers e bancos de financiamento do desenvolvimento.

Até ontem (14) os jamaicanos que retornaram à ilha passaram por verificações de temperatura e uma triagem com autoridades de saúde pública. Eles precisarão ficar em quarentena em casa por 14 dias e serão monitorados via telefone ou por pulseiras de geofencing.  A partir de hoje, todos os visitantes serão submetidos a triagens que incluem medição de temperatura e observação de sintomas. Se a temperatura for elevada, o visitante estará sujeito a verificação adicional, incluindo testes, se necessário. Qualquer pessoa que apresentar sintomas ou estiver doente, será posta em quarentena.

Os protocolos de saúde e segurança da Jamaica serão revisados a cada duas semanas, prazo consistente com a abordagem do governo para avaliar a situação global do COVID-19. À medida que descobertas médicas e sobre o vírus avançam ou grupos de risco mudam, a Jamaica fará as revisões necessárias e apropriadas dos respectivos protocolos.

Para mais informações sobre os Protocolos de Saúde e Segurança da Jamaica, acesse o site www.jtbonline.org.   

Sobre o Escritório de Turismo da Jamaica

O Escritório de Turismo da Jamaica (JTB) foi fundado em 1955 e é a agência de turismo nacional da Jamaica, tendo sua sede central na capital de Jamaica, Kingston. A JTB conta com escritórios em Montego Bay, Miami, Toronto e em Londres. Também representações em Berlin, Barcelona, Roma, Amsterdã e Mumbai.  

Este ano o JTB foi considerado o Melhor Escritório de Turismo do Caribe pelos World Travel Awards (WTA) pelo décimo terceiro ano consecutivo e a Jamaica considerada o Melhor Destino do Caribe pelo décimo quinto ano consecutivo. A Jamaica também obteve um prêmio WTA de Melhor Destino de Cruzeiros do Mundo e o prêmio de Melhor Centro de Conferências foi para o Centro de Convenções de Montego Bay. Mais recentemente, o destino foi nomeado como um dos “melhores lugares para visitar em 2020”, segundo a CNN, Bloomberg e Forbes.  A Jamaica obtém três galardões de ouro nos Travvy Awards 2020, incluindo o de Melhor Destino Gastronômico do Caribe / Bahamas; Melhor Escritório de Turismo em geral e Melhor Escritório de Turismo do Caribe / Bahamas.

Em 2019, o TripAdvisor® classificou a Jamaica como o Destino nº 1 do Caribe e o nº 14 entre os Melhores Destinos do Mundo. Em 2018, o Conselho Internacional da Associação de Escritores de Viagens da Área do Pacífico (PATWA) considerou a Jamaica como Destino do Mundo. A TravAlliance Media nomeou o JTB como Melhor Escritório de Turismo e a Jamaica como Melhor Destino Culinário, Melhor Destination Wedding e Melhor Destino de Lua de Mel. A Jamaica é o lar das melhores hospedagens, atrações e dos melhores provedores de serviços do mundo, que segue se destacando e sendo reconhecida em nível mundial.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.