IV Reunião da Comissão Binacional Brasil-México – Brasília, 17 de outubro de 2018

No próximo dia 17 de outubro, será realizada, no Palácio Itamaraty, a IV Reunião da Comissão Binacional Brasil-México, a ser copresidida pelo Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e pelo Secretário das Relações Exteriores do México, Luís Videgaray Caso.

A Comissão Binacional constitui a mais abrangente instância de concertação das relações Brasil-México e subdivide-se em quatro subcomissões: Subcomissão de Assuntos Políticos; Subcomissão de Assuntos Econômicos, Comerciais e Financeiros; Subcomissão de Cooperação Técnico-Científica; e Subcomissão de Assuntos de Cooperação Educacional e de Assuntos Culturais.

A reunião ocorre em momento em que se consolidam entre os dois países os compromissos de fortalecimento do diálogo político, de diversificação e ampliação dos vínculos econômicos e da manutenção de alto nível de coordenação e entendimento em questões das agendas regional e multilateral.

Estabelecida por acordo firmado entre os dois governos em 2007, a Comissão Binacional (CB) prevê a realização de reuniões, em nível de chanceler, de forma alternada entre o Brasil e o México. Foram realizadas, até o momento, três edições da CB – Brasília, em março de 2007; Brasília, em julho de 2009; e Cidade do México, em fevereiro de 2016.

Fonte: nPortal do MRE

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.