Itamaraty autoriza concurso para diplomata; salário inicial é de R$ 20,9 mil

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) autorizou a realização de um novo concurso para diplomata. Com salário inicial de R$ 20,9 mil, são 50 vagas para o cargo de terceiro-secretário, que é o início da carreira de diplomacia.

A autorização para a seleção, publicada em 13 de junho, exige conhecimento nas disciplinas de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia, direito, língua espanhola ou língua francesa.

Os candidatos serão avaliados por provas objetivas e provas escritas, que ainda não têm data para ocorrer. A Diretora-Geral do Instituto Rio Branco, responsável pela aplicação dos testes, publicará o edital do concurso. O último certame aconteceu em agosto de 2023.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), também conhecido como Itamaraty, é um órgão do Poder Executivo, que assessora o Presidente da República na formulação e execução das relações do Brasil com outros países e organismos internacionais.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.