Inglês: Uma oportunidade no Brasil -Por Embaixada Americana no Brasil

Jennifer L. Uhler – diretora do escritório de Ensino de Língua Inglesa da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil 
 

A COVID mudou nossa forma de pensar sobre educação, bem como vamos lidar com nosso futuro. No entanto, uma coisa não mudou: mais do que nunca, aprender inglês é uma oportunidade que abre portas para educação, emprego e conectividade.

Essa crise tem alterado muitas atividades educacionais tradicionais, e a nova realidade com o ensino remoto ou híbrido traz momentos desafiadores para escolas, famílias, alunos e professores. Diante disso, o governo dos EUA aprofundou parcerias com professores e instituições brasileiras para tornar o ensino de inglês ainda mais acessível

 Como diretora de programas de inglês da Embaixada e dos Consulados dos EUA no Brasil, orgulho-me poder compartilhar alguns exemplos de nosso progresso. 

Oportunidades para estudantes: O inglês é a língua da ciência, dos negócios e da internet, expandindo oportunidades educacionais e econômicas. Em outubro, lançamos a segunda Olimpíada de Inglês com ChatClass, competição cultural no WhatsApp que envolve milhares de estudantes e professores interagindo em inglês sobre o futuro do trabalho. Outros programas presenciais também foram para o virtual, caso do STEAM & English realizado neste mês para alunos e professores da rede pública. Continuamos motivando nossos futuros cientistas e professores. 

Oportunidades para professores: A pandemia trouxe à luz o trabalho árduo dos educadores brasileiros. Cinquenta professores de escolas públicas do norte do Brasil participaram de cursos oferecidos pela Embaixada, e agora lideram cursos on-line gratuitos para mais de 350 professores de inglês na região. 

Oportunidades de inovação: Criamos um novo podcast em colaboração com a Universidade do Texas –Língua da Gente: Slice of Life– produzido para brasileiros e disponível gratuitamente. São conversas autênticas e divertidas para explicar a língua e a cultura. 

Oportunidades de parceria: Nossas parcerias acontecem há tempos; trabalhamos juntos para aprimorar o ensino e aprendizagem de inglês. Neste ano, 18 projetos presenciais lançados por secretarias de educação, universidades e institutos federais foram interrompidos. Vimos uma oportunidade: de março a setembro, trabalhamos com mais de 45 instituições e beneficiamos 540.000 professores em todo o país. Mais de 100 professores de oito universidades de engenharia aprenderam a integrar o idioma em suas graduações. Parcerias com incubadoras no ES e SC tem capacitado empreendedores locais com o uso de inglês, ampliando suas ações. 

Oportunidades para todos: O aprendizado de uma segunda língua facilita o engajamento e promove conexões. Com o uso de novas ferramentas digitais, podemos cruzar fronteiras e acessar novas comunidades no Brasil e nos EUA. 

Visite: https://br.usembassy.gov/education-culture/english-teaching-learning/ 

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.