Giorgia Meloni tomou posse neste sábado em Roma

Itália tem a partir de hoje uma mulher à frente do Governo, pela primeira vez, e líder do um partido de direita Irmãos de Itália.Giorgia Meloni tomou posse na manhã deste sábado no Palácio do Quirinal, sede da Presidência da República, em Roma.

No Salão das Festas prometeu “ser fiel à República, cumprir a Constituição e as leis e exercer o mandato e funções em nome do interesse exclusivo da nação.”Um mandato conseguido graças a um acordo com os parceiros de coligação, Matteo Salvini, da Liga, também de extrema-direita, e Silvio Berlusconi, do conservador Força Itália.

O número dois deste partido, Antonio Tajani, europeísta e antigo presidente do Parlamento Europeu, fica com a pasta dos Negócios Estrangeiros. Acumula as funções de vice-primeiro-ministro, tal como Salvini, que também é responsável pela pasta das Infraestruturas e Mobilidade Sustentável.Giancarlo Giorgetti, europeísta, vai liderar a Economia. 

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.