GDF investe R$ 35 milhões em computadores para a rede de saúde

Mais da metade dos computadores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal vai ser substituída por novas máquinas até o fim do ano. Para isso, foram adquiridos 7.569 equipamentos para as unidades de saúde da linha de frente, como unidades básicas de saúde, hospitais, policlínicas e centros de atenção psicossocial. Os primeiros computadores chegaram hoje (10). O Governo do Distrito Federal investiu R$ 35,6 milhões na ação.

“Estamos trabalhando para renovar todo nosso parque tecnológico. A compra desses computadores é o primeiro passo para a modernização e integração dos sistemas de comunicação das unidades”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

De acordo com o coordenador especial de Tecnologia de Informação em Saúde, Aluízio Stremel, os novos computadores vão facilitar o acesso a sistemas utilizados no atendimento à população, como os de registro de procedimentos e acesso a prontuários. “Com processadores melhores e softwares atualizados, haverá ganho de estabilidade e agilidade”, prevê.

Com o investimento, o percentual de computadores atualizados passará de 60%. O setor de tecnologia da informação também trabalha para realizar upgrades em máquinas antigas: “Nos últimos 90 dias, reintegramos 380 computadores”, revela o coordenador.

Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com aproximadamente 15 mil computadores espalhados entre as unidades de atendimento ao público, vigilância sanitária, administração central, laboratórios e Samu, entre outras unidades. Pouco mais de mil máquinas são classificadas como modernas.

Fonte: Agencia Brasilia

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.