Fundação Alexander von Humbold abre vagas para Bolsas de Estudos na Alemanha

Colaboração: Cidalia Varela

A Embaixada da Alemanha promoveu em Brasília uma palestra para explicar sobre as bolsas de estudos da Fundação Alexander von Humboldt  , o palestrante alemão Dr Damian Grasmuck explicou aos presentes sobre os critérios para adquirir a bolsa ,e quais países podem participar do programa.

O bolsista da German Chancellor Fellowship 2018-19, Rafael Gontijo de Andrade Brasil, Brasília, deu um relato ao Brasília in foco para os futuros candidatos à bolsa. “No meu entendimento, essa é uma bolsa bastante específica, que muito além da excelência acadêmica, prestigia as habilidades de liderança.´´ Rafael aconselhou os futuros candidatos a escolherem temas que possam erigir pontes entre as nações brasileira e alemã. Além disso, Rafael afirmou que o comitê de seleção procura pessoas que demonstrem espírito empreendedor, capacidade transformadora e paixão pelas atividades desempenham. Rafael tem 32 anos é consultor político e advogado

Sobre a Fundação Fundação Alexander von Humbold e as Bolsas de estudos:

A fundação surgiu  há muitos anos  para manter o generoso apoio de Humboldt a jovens cientistas. A fundação tem recebido apoio do governo alemão e tem um papel importante na atração de pesquisadores estrangeiros à Alemanha

Estão abertas as inscrições para a prestigiada Bolsa da Chanceler, organizada pela Fundação Alexander von Humboldt. O programa oferece a jovens do Brasil, China, Índia, Rússia e dos Estados Unidos a oportunidade de iniciar a carreira profissional na Alemanha, independentemente da área de estudo.

Para se candidatar, é necessário apresentar um projeto que tenha relevância social a ser desenvolvido sob orientação de uma instituição na Alemanha e que, no futuro, tenha possibilidade de ser coordenado em parceria entre os dois países. O campo de atuação deve estar dentro da área de política, economia, imprensa, administração, sociedade ou cultura.

Outro requisito importante é o curso do ensino superior ter sido concluído há, no máximo, 12 anos. A bolsa oferece apoio mensal de até 2.750 euros, além de curso de alemão e cobertura dos gastos de viagem.

Por ano, são concedidas 50 bolsas – 10 para cada um dos países incluídos no programa. As inscrições podem ser feitas até dia 15 de setembro, e o início do projeto na Alemanha está marcado para outubro de 2018.

O período da Bolsa é de cerca de uma ano é o próprio interessado deve ter fluência em Inglês ou alemão e  ter uma família que irá recebê-lo na Alemanha, a família também recebe uma ajuda de 500 euros mensais.

 

Serviço:

Bolsa Chanceler da Fundação Alexander von Humboldt
Inscrições até 15 de setembro
Mais informações: https://www.humboldt-foundation.de/web/bundeskanzler-stipendium.html

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.