Fórum Internacional de Dacar sobre a Paz e Segurança na África reúne mais de 400 autoridades governamentais e especialistas

Presidente de Senegal discursa na abertura do evento e defende fortalecimento da democracia no continente

Teve início nesta segunda-feita (27), o Fórum Internacional de Dacar sobre a Paz e Segurança na África. Mais de 400 participantes, entre autoridades governamentais de diversos países e especialistas em segurança internacionais.

Esta é a 9ª edição do Fórum que, este ano, tem como tema “O potencial e as soluções de África para enfrentar os desafios de segurança e a instabilidade institucional”. O evento, realizado no Centro Internacional de Conferências Abdou Diouf, vai até amanhã na capital senegalesa. 

Na abertura, o presidente do Senegal, Macky Sall, falou sobre a situação no continente africano. “A África precisa se desenvolver, temos um grande potencial. É preciso parar com os golpes militares, isso não é aceitável, precisamos de colocar as armas para baixo e focar no diálogo para estabilidade”, afirmou.

O mandatário disse ainda que “democracia é um ideal para todos, mas precisamos tomar cuidado. Liberdade sem responsabilidade é perigoso para a sociedade, precisamos de combater o populismo e o radicalismo”.

O encontro de autoridade reflete sobre as soluções apropriadas dos problemas de segurança e a instabilidade institucional do continente. A promoção deste debate de alto nível é do Centro de Altos Estudos de Defesa e Segurança (CHEDS), em parceria com o Ministério de Relações Exteriores do Senegal. 

O embaixador do Brasil no Senegal, Bruno Cobuccio, participa do Fórum (à esquerda na foto abaixo), juntamente com o adido militar, Capitão de Mar e Guerra Raphael Frischgesell.

Os convidados internacionais, incluindo chefes de governo da França e de diversos países africanos, contribuem para que o Fórum repercuta globalmente. A jornalista Fabiana Ceyhan, editora-chefe do site Brasília in Foco está cobrindo o evento in loco, a convite da embaixada de Senegal no Brasil.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.