Exército do Azerbaijão recupera a cidade de Lachin em Karabakh

O exército do Azerbaijão esta na cidade estratégica de Lachin, em Karabakh, anunciou o presidente do país, Ilham Aliyev, nesta sexta-feira.

“Hoje, em 26 de agosto, nós – os azerbaijanos – voltamos à cidade de Lachin”, disse Aliyev no Twitter.

“O Exército do Azerbaijão está agora na cidade de Lachin. As aldeias de Zabukh e Sus foram tomadas sob controle”, acrescentou.

Aliyev também parabenizou todos os moradores de Lachin e o povo do Azerbaijão nesta ocasião. “Viva Lachin! Viva o Azerbaijão!” disse o presidente.

Um vídeo nas redes sociais mostrou que a bandeira do Azerbaijão foi hasteada em um prédio no centro da cidade de Lachin.

Acompanhado por um grupo de soldados, o major-general Kanan Seyidov, comandante do corpo do exército, disse que o exército do Azerbaijão assumiu o controle total da cidade de Lachin, bem como das aldeias Zabukh e Sus, de acordo com as diretrizes do o presidente. Lachin fica na rota entre a cidade de Khankendi em Karabakh.

As forças de paz russas e a população armênia deixaram as áreas ao longo da rota conhecida como Corredor Lachin, onde Lachin, Zabuh e Sus estão localizados.

A área foi temporariamente colocada sob controle russo de acordo com a declaração tripartida assinada por Moscou, Baku e Yerevan em 10 de novembro de 2020, após 44 dias da segunda Guerra Karabakh entre o Azerbaijão e a Armênia.

Como parte da declaração, o Azerbaijão construiu uma estrada de 32 quilômetros ao redor de Lachin para a população armênia em Karabakh usar no caminho de e para a Armênia.

Lachin e suas aldeias foram ocupadas pelo exército armênio em 1992, e então os armênios trazidos da Síria e do Líbano se estabeleceram lá nos anos seguintes.

Ao longo do processo, o Azerbaijão declarou que vê isso como um crime de guerra e uma violação das Convenções de Genebra.

O presidente Ilham Aliyev compartilhou em sua página no Twitter.

O post diz: “Hoje, em 26 de agosto, nós – os azerbaijanos retornamos à cidade de Lachin. O Exército do Azerbaijão se estabeleceu na cidade de Lachin. As aldeias de Zabukh e Sus foram tomadas sob controle. Felicito todas as pessoas de Lachin e do povo do Azerbaijão nesta ocasião. Viva Lachin! Viva o Azerbaijão!”

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.