O exército do Azerbaijão esta na cidade estratégica de Lachin, em Karabakh, anunciou o presidente do país, Ilham Aliyev, nesta sexta-feira.
“Hoje, em 26 de agosto, nós – os azerbaijanos – voltamos à cidade de Lachin”, disse Aliyev no Twitter.
“O Exército do Azerbaijão está agora na cidade de Lachin. As aldeias de Zabukh e Sus foram tomadas sob controle”, acrescentou.
Aliyev também parabenizou todos os moradores de Lachin e o povo do Azerbaijão nesta ocasião. “Viva Lachin! Viva o Azerbaijão!” disse o presidente.
Um vídeo nas redes sociais mostrou que a bandeira do Azerbaijão foi hasteada em um prédio no centro da cidade de Lachin.
Acompanhado por um grupo de soldados, o major-general Kanan Seyidov, comandante do corpo do exército, disse que o exército do Azerbaijão assumiu o controle total da cidade de Lachin, bem como das aldeias Zabukh e Sus, de acordo com as diretrizes do o presidente. Lachin fica na rota entre a cidade de Khankendi em Karabakh.
As forças de paz russas e a população armênia deixaram as áreas ao longo da rota conhecida como Corredor Lachin, onde Lachin, Zabuh e Sus estão localizados.
A área foi temporariamente colocada sob controle russo de acordo com a declaração tripartida assinada por Moscou, Baku e Yerevan em 10 de novembro de 2020, após 44 dias da segunda Guerra Karabakh entre o Azerbaijão e a Armênia.
Como parte da declaração, o Azerbaijão construiu uma estrada de 32 quilômetros ao redor de Lachin para a população armênia em Karabakh usar no caminho de e para a Armênia.
Lachin e suas aldeias foram ocupadas pelo exército armênio em 1992, e então os armênios trazidos da Síria e do Líbano se estabeleceram lá nos anos seguintes.
Ao longo do processo, o Azerbaijão declarou que vê isso como um crime de guerra e uma violação das Convenções de Genebra.
O presidente Ilham Aliyev compartilhou em sua página no Twitter.
O post diz: “Hoje, em 26 de agosto, nós – os azerbaijanos retornamos à cidade de Lachin. O Exército do Azerbaijão se estabeleceu na cidade de Lachin. As aldeias de Zabukh e Sus foram tomadas sob controle. Felicito todas as pessoas de Lachin e do povo do Azerbaijão nesta ocasião. Viva Lachin! Viva o Azerbaijão!”