Estados Unidos celebram Independência – 04 de Julho

A Embaixada Americana em Brasília promoveu  um grande evento para comemorar o dia de sua independência, que é celebrada em 04 de julho, o  evento reuniu centenas de convidados, entre eles diplomatas, empresários, jornalistas, amigos da embaixada americana e autoridades, como o ministro do STF  Cristiano Zanin.

Os convidados assistiram o  pronunciamento da embaixadora Elizabeth Frawley Bagley que  enfatizou que a ocasião comemora  a independência dos Estados Unidos da América e o bicentenário das relações diplomáticas entre o país e o Brasil.

“Nossas relações diplomáticas começaram oficialmente no dia 26 de maio de 1824, quando o presidente dos EUA James Monroe recebeu o encarregado de negócios do Brasil, José Silvestre Rebello, em Washington D.C., e reconheceu a independência do país. Desde o início, compartilhamos valores, aspirações e o compromisso com a democracia, que moldaram nossa parceria e impulsionaram nossa prosperidade”, declarou.

A embaixadora destacou algumas novidades, como o primeiro jogo da National Football League (NFL) em território brasileiro, marcado para setembro deste ano em São Paulo.Comentou sobre os preparativos para o lançamento de uma exposição de arte inédita com autores afro-brasileiros e afro-americanos, cujo intuito é contar a história compartilhada entre as nações e destacar o compromisso comum no combate ao racismo e o fortalecimento da inclusão.

A diplomata também pontuou alguns dados, como a venda, por parte do Brasil, de US$ 7,3 bilhões em produtos manufaturados aos EUA apenas no primeiro trimestre do ano. “O comércio entre nossos países promove mais de 550 mil empregos aos brasileiros e cerca de 100 mil aos norte-americanos”.

Destacou ainda a questão dos vistos, afirmando que houve redução na espera por vistos para um pouco mais de dois meses. “Batemos o recorde de vistos emitidos no Brasil. Foram mais de 1,1 milhão, e estamos prestes a quebrá-lo de novo este ano”.

G20, sustentabilidade e economia foram citados no discurso de Frawley, assim como a importância da amizade do Brasil com os EUA que comemora 200 anos, segundo ela, os EUA foi o segundo país, após Portugal, a reconhecer a Independência do Brasil, e a amizade segue sólida .”Dois milhões de Brasileiros vivem nos EUA hoje” disse a Embaixadora .

Na festa foram servidos hambuguer, cachorro-quente, petiscos, picanha americana, além de vários tipos de bebidas e doces, para um público de cerca de 1000 convidades, na casa de festas  Porto Vitória.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.