Embaixada de Portugal e o Instituto Camões em Brasília apresentam o espetáculo solo “Provavelmente Saramago”

PROVAVELMENTE SARAMAGO – Monólogo com Vinicius Piedade

No dia 17 de abril, às 18h30, a Embaixada de Portugal e o Instituto Camões em Brasília apresentam o espetáculo solo “Provavelmente Saramago” com o ator Vinicius Piedade. O monólogo, dirigido pelo português Paulo Campos dos Reis, conta a história de um ator que depois de ter sido recusado para um papel em um filme sobre Saramago, resolve criar uma peça de teatro sobre este grande escritor, Nobel de Literatura de Língua Portuguesa.

Em cena, o ator interpela o público e fala da sua experiência profissional e do seu desejo irresistível de compor um espetáculo sobre a figura de José Saramago e de sua obra. A cada nova tentativa de adaptação cênica de um romance de Saramago, o ator/encenador revê-se nas suas ideias e tramas, cruzando ficção e realidade num labiríntico jogo de espelhos. Em tudo, a sua mundividência se identifica com a de Saramago e a todo o instante se apropria de Saramago para falar de si mesmo.

A peça integrou as comemorações oficiais do Centenário do Nascimento de José Saramago, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1998, promovidas pela Fundação Saramago (@fjsaramago), em Lisboa, e foi apresentada em São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa (Portugal), Mindelo e Praia (Cabo Verde).

Provavelmente Saramago chega agora a Brasília e integra o programa paralelo da exposição “Mulheres Saramaguianas” em cartaz na Embaixada de Portugal /Camões em Brasília.

Entrada  gratuita

Classificação: 12 anos

A EXPOSIÇÃO

MULHERES SARAMAGUIANAS  é o resultado do convite a seis prestigiados artistas – José de Guimarães, Graça Morais, Manuel João Vieira, Joana Villaverde, Miguel Januário e Ana Romãozinho – criaram serigrafias e gravuras inéditas que, por sua vez, serviram também de mote aos textos de notáveis escritoras portuguesas – Lídia Jorge, Ana Luísa Amaral, Djamila Pereira de Andrade, Ana Margarida Carvalho, Dulce Maria Cardoso e Adriana Lisboa.

O resultado é um singular conjunto de seis obras de arte e seis textos, todos assinados pelos autores numa tiragem centenária. Cruza distintas gerações e sensibilidades artísticas, propiciando um novo olhar sobre o universo ficcional de Saramago.

A exposição pode ser vista na Galeria Camões, na Embaixada de Portugal em Brasília, até 20 de maio de 2023.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.