Embaixada da República Tcheca no Brasil inauguraa exposição “Tragédia de Lidice”

A Embaixadora  da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrlíková,  inaugurou recentemente a exposição “Tragédia de Lidice”, que foi  realizada  em memória da tragédia do vilarejo que foi exterminado no dia 10 de junho de 1942 pelos nazistas, em vingança pela morte do então regente do Protetorado da Boêmia e Morávia, Reinhard Heydrich. O evento de abertura aconteceu na sede da Embaixada em Brasília.

Segundo  Havrlíková, que a tragédia de Lidice foi um ato  trágico que marcou a história de toda a nação Tcheca. “Nesta data, 173 homens foram fuzilados e todas as mulheres da cidade foram enviadas ao campo de concentração em Ravensburg. Além disso, 81 crianças foram mortas em um veículo de gás”.No total, a tragédia tirou a vida de 340 pessoas.

A Embaixadora disse ainda que atos em homenagem aos que perderam a vida em situações trágicas deve ser lembrado para conscientizar a todos sobre os horrores de uma guerra. “É preciso lembrar para sempre os horrores das guerras, dos quais nem mesmo o mundo atual, o mundo contemporâneo está isento”.

Participaram do evento, vários membros da comunidade internacional em Brasília e pessoas que até mesmo de forma indireta participam da lembrança , muitas delas  inclusive usam o nome Lídice no Brasil, e há locais com o mesmo nome, inclusive em Uberlândia – MG há um enorme bairro chamdo lídice . todo sesses pontos foram enfatizados pela Embaixadora  no discurso de inauguração da  exposicão .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.