Vietna passa a presidência da ASEAN para a Indonésia

No dia 9 de julho de 2021, a Embaixadora do Vietnã, Pham Thi Kim Hoa, sendo a presidente rotativa da Comissão da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) em Brasília (ACB, sua sigla em inglês), organizou a reunião com objetivo de  resumir as atividades realizadas durante o primeiro semestre de 2021, assim como transferir de presidência da ASEAN do Vietnã para a Indonêsia.

A reunião contou com a presença de todos os Embaixadores e seus secretários dos sete paises da ASEAN.

A Embaixadora Pham Thi Kim Hoa fez o resumo das atividades realizadas da ACB presididas pela parte vietnamita durante os primeiros seis meses de 2021. A maioria das atividades foram organizadas virtualmente por causa da complicação da pandemia de Covid-19.

Em janeiro de 2021, a Embaixadora vietnamita assumiu a presidência após a transferência da Tailândia para o Vietnã. Nessa reunião, a Embaixadora Pham Thi Kim Hoa anunciou as atividades organizadas com sucesso pelo Vietnã durante o ano de presidência da ASEAN em 2020 e o êxito da 37Cúpula da Associação.

Em fevereiro, os membros da ACB discutiram o estabelecimento de parceria entre a ASEAN e o Brasil assim como preparou os conteúdos para o debate organizado pelo Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional da Fundação Getulio Vargas (FGV NPII), sendo a provedora de conteúdo, com o objetivo de abrir mercados e parcerias no exterior para o Brasil e a FGV, e trazer soluções inteligentes, ideias e investimentos do exterior para o Brasil.

Em março de 2021, a ACB teve um encontro com a Secretária de Negociações Bilaterais na Ásia, Pacífico e Rússia, Marcia Donner Abreu, que concentrou nos assuntos de interesse comum, nas soluções para o setor empresarial, na cooperação contra a pandemia, no processo de recuperação da economia, na promoção de cooperação nas áreas relevantes tais como investimento, comércio e agricultura, etc. 

Em abril de 2021, a ACB focava em analisar a possibilidade da Parceria setorial entre os países integrantes da ASEAN e o Brasil; discutir a participação no Fórum de Investimento Brasil 2021 (de 51 de maio a 1 de junho) assim como no evento cultural “ASEAN+” da empresa ASIAColors em Rio de Janeiro (de 12 a 16 de julho de 2021).

Em maio de 2021, a ACB preparava os conteúdos para a Conferência virtual com os importadores, exportadors e fornecedores de serviço em Rio Grande do Sul, a convite do Arno Gleisner, Vice-presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior do Brasil (FCCE) e organizador da maior plataforma digital de comércio exterior (COMEX) do Estado do Rio Grande do Sul. 

Em junho de 2021, no almoço entre o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos Alberto Franco França com os embaixadores da ASEAN, o ministro avaliou a ASEAN como a 5maior economia do mundo e um dos focos da parceria economica regional Abrangente (RCEP, sua sigla em inglês), sendo a maior região de livre comércio do mundo. Possuindo 10 nações com a população de mais de 660 milhões habitantes, a ASEAN é o mercado de grande potencial para o Brasil em particular e os paises latino-americanos em geral. 

O Brasil participou no Tratado de Amizade e Cooperação no Sudeste Asiático (TAC, sua sigla em inglês) em 2012. O Ministro também ficou contente ao anunciar que o Brasil tivesse conseguido o apoio da maioria dos países integrantes da ASEAN na negociação a fim de se tornar o parceiro setorial desta Associação. 

Ainda neste mês, ocorreu a conferência virtual entre os embaixadores e representantes comerciais dos países da ASEAN com mais de 40 importadores, exportadores e fornecedores de serviço de Rio Grande do Sul. O foco da reunião foi a promoção da cultura e do comércio entre a ASEAN e o Brasil. A conferência foi realizada com sucesso, fornecendo as informações úteis aos empreendimentos e as medidas de cooperação rumo ao co-desenvolvimento nos tempos próximos. 

No final do semeste da presidência rotativa do Vietnã aconteceu a cerimónia de transferencia do Vietnã para a Indonésia. O Embaixador da República da Indonésia, Edi Yusup, assumiu a presidência com o compromisso de dar continuidade ao  trabalho durante o seu mandato.

Com informações da Embaixada do Vietnã

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.