Embaixadora Maria Del Mar Fernández-Palacios recebe convidados em celebração da Data Nacional da Espanha

A embaixadora da Espanha no Brasil, Maria Del Mar Fernández-Palacios, recebeu nesta terça (10) muitos convidados para o evento de comemoração da data nacional do país.

Estavam presentes na celebração, na embaixada da Espanha em Brasília, muitas autoridades brasileiras, estrangeiras, e jornalistas.

Foram servidos pratos típicos da gastronomia espanhola, como a tradicional Paella com frutos do mar, além de  outros petiscos espanhóis e bebidas.

Festa Nacional

A Festa Nacional de Espanha ou Dia da Hispanidade é celebrado anualmente em 12 de outubro. A data foi escolhida por coincidir com o descobrimento da América, pelo navegador Cristóvão Colombo, em 12 de outubro de 1492.

Para celebrar a importância desta data, por toda a Espanha são realizados eventos onde os espanhóis se vestem de vermelho e amarelo e acontece uma grandiosa parada militar da “Patrulla Águila” (esquadrilha acrobática espanhola) no centro de Madrid, seguida de um desfile ao longo do Paseo de la Castellana. As Embaixadas espanholas pelo mundo também comemoram a data com festas e eventos.

Relações Bilaterais

Laços históricos, culturais, humanos e políticos tradicionalmente aproximam o Brasil e a Espanha. A partir de década de 1990, os investimentos espanhóis no Brasil conferiram maior dinamismo ao relacionamento bilateral e a vertente econômica se transformou no principal eixo da relação.

O Brasil é o segundo destino dos investimentos espanhóis no mundo, com investimentos acumulados de mais de US$ 60 bilhões, atrás apenas do Reino Unido. Em 2018, as exportações brasileiras foram de US$ 5,14 bilhões, maior valor nos últimos dez anos.

A assinatura do acordo de Parceria Estratégica (2003) impulsionou as relações políticas, prevendo a realização regular de encontros de alto nível e de grupos de trabalho para aprofundar o diálogo bilateral. O diálogo também se beneficia da participação de ambos os países no Sistema Ibero-Americano e em foros regionais como as Cúpulas América Latina e Caribe–União Europeia (convertidas em Cúpulas CELAC–União Europeia).

O Brasil é sede do maior número de Institutos Cervantes no mundo (oito). Há crescente interesse pelo ensino do português na Espanha: somente na Casa do Brasil em Madri, órgão vinculado ao Governo brasileiro, mais de mil alunos são matriculados anualmente.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.