Desde 1992 no Ministério das Relações Exteriores da Turquia, a embaixadora Nur Sağman assumiu a missão diplomática de seu país no Senegal no início deste ano. Anteriormente, ela foi chefe do Departamento de Organizações Internacionais, chefe do Departamento de Protocolo e Cônsul Geral em Odessa, Ucrânia.
Em 2015 foi para o continente africano. Representou seu país na Guiné e Gabão. Depois, tornou-se diretora-geral de Assuntos Políticos Bilaterais com a África do Ministério das Relações Exteriores.
Durante sua participação no Fórum Internacional de Dacar Sobre Paz e Segurança na África, a embaixadora Nur Sağman concedeu entrevista à jornalista Fabiana Ceyhan, editora-chefe do Brasília in Foco.
Qual sua avaliação sobre o Fórum Internacional de Dacar Sobre Paz e Segurança na África?
É muito importante estarmos aqui. O nosso vice-ministro das Relações Exteriores, embaixador Ahmet Yildiz, participou do fórum. Ele falou no primeiro plenário, abordando questões de segurança internacional.
Nós temos o Fórum de Diplomacia de Antália, na Turquia. Já ocorreram duas edições. O Fórum da Dacar e o de Antália têm uma parceria.
Como tem sido sua experiência como Embaixadora da Turquia no Senegal?
Estou aqui há quase 10 meses, mas não sou nova na África. Já trabalhei em Conakry, capital da República da Guiné. Também fui embaixadora da Turquia em Libreville, Gabão, e Diretora-Geral para a África no Ministério das Relações Exteriores da Turquia. Desde fevereiro de 2023 lidero a embaixada no Senegal, atuando também como embaixadora acreditada em Cabo Verde.
Fale um pouco sobre a relação entre a Turquia e a África.
Bem, este grande centro de evento onde se realiza o Fórum Internacional foi construído por uma companhia turca. Essa região de Dacar é chamada de Camiajo. Aqui perto há um grande estádio, Arena Dacar. Ele também foi construído por uma empresa da Turquia. O aeroporto também.
Então, de fato, as empresas turcas estão presentes em Senegal e construindo estruturas muito importantes para o país. Temos uma cooperação frutífera não apenas com Senegal, mas com outros países africanos.
A Turquia é um parceiro estratégico da União Africana. Isso é muito bom para ambos.
De que outras maneiras a Turquia coopera com Senegal?
Além dessas grandes empresas no ramo da construção, há outras fazendo negócios importantes. Estamos atuando aqui em muitas áreas. Por exemplo, nossa embaixada foi estabelecida em Dacar no ano de 1962. Ou seja, estamos aqui por quase 61 anos.
Temos escolas em Dacar, como a Marif Foundation. Além disso, trouxemos o Instituto Cultural Turco, o Yunus Emre. A Tika, nossa agência de cooperação, é muito atuante. Vele lembrar que a empresa aérea Turkish Airlines tem voos diretos para cá todos os dias.
Há muitos turcos vivendo aqui?
Sim, há cerca de 400 pessoas. A maioria delas vieram para fazer negócios. Existem vários projetos em andamento. Um deles é o The Village, que inclui a construção de um hotel, além de casas. É um bairro, praticamente, aqui na região de Camiajo.