Embaixador Yamada participa da cerimônia de entrega da revitalização do Jardim Japonês Kasato Maru

Nesta sexta-feira (24/9), o Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, participou da cerimônia de entrega da revitalização do Jardim Japonês Kasato Maru, em Riacho Fundo (DF). Também prestigiaram a cerimônia o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o Presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Leite, e representantes da comunidade nikkei.

O jardim Kasato Maru foi inaugurado em 2008, na ocasião do 100º aniversário da imigração japonesa no Brasil. O espaço público presta homenagem aos imigrantes japoneses que estabeleceram raízes em solo brasileiro e às famílias nikkeis pioneiras que deram continuidade ao fluxo migratório para o interior do país, colaborando com a construção e com o desenvolvimento de Brasília.

O local leva o mesmo nome do navio que trouxe os primeiros imigrantes do Japão para o Brasil, e que chegou ao Porto de Santos em 18 de junho de 1908. Agora, o espaço foi revitalizado pela Novacap.

“Espero que este Jardim Japonês Kasato Maru seja amado por todos na comunidade por muitos anos, e que continue proporcionando oportunidades para as pessoas da comunidade para que se interessem pela cultura japonesa”, expressou o embaixador Yamada, em seu discurso durante a cerimônia. “Também espero que os jovens nikkeis e não nikkeis continuem preservando este jardim, disseminando essa prática às futuras gerações”, ressaltou.

Yamada também reforçou a importância de iniciativas como esta para as relações entre os dois países. “Continuarei fornecendo o máximo de apoio possível para a comunidade nikkei e a cooperar de perto com o governo do DF, incluindo a Novacap, para maior desenvolvimento da comunidade nikkei e fortalecimento das relações entre o Japão e o Brasil”, declarou.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.