Embaixador Raul de Taunay lança livro em Brasília em 26 de abril

Lançamento e noite de autógrafos do livro “A Lucidez da Lenda”, de Raul de Taunay
26 de abril, a partir das 18h
Na Biblioteca Nacional de Brasília (Esplanada dos Ministérios)

———-

O escritor Raul de Taunay lança no dia 26 de abril seu novo livro “A Lucidez da Lenda: Um Ensaio Sobre o Futuro”*. Será na Biblioteca Nacional, a partir das 18h. A programação inclui um bate-papo com o autor sobre sua nova obra, uma sessão de autógrafo e um coquetel.

“A Lucidez da Lenda” é o nono livro da carreira de Raul de Taunay. O romance se passa na pequena São Bento da Ribanceira, cidade amazonense fictícia criada para ser um dos cenários do romance épico passado na segunda metade do Século XXI. Nele, o ditado que diz que “Deus é brasileiro” parece se confirmar. É ali que Ele, sob diferentes formas e em diferentes momentos, vai se comunicar com Antônia dos Anjos, uma jovem ribeirinha cuja missão será impedir a destruição da Amazônia por parte da Federação das Corporações Unidas, a mega associação de multinacionais, que com seu poderio econômico, midiático e bélico domina a Ordem Mundial.

Sobre o escritor

Na carreira diplomática desde 1974, atualmente é embaixador do Brasil na República do Congo. Em sua trajetória profissional destacam-se diversos postos no exterior onde exerceu funções políticas, comerciais, culturais e administrativas em Angola, Bolívia, Índia, Venezuela, Guiana Francesa, França, Emirados Árabes Unidos, Tchecoslováquia, Egito, Cabo Verde, Itália, Tunísia, Porto Rico, Moçambique, Zimbábue, Malaui, Camarões, Guiné Equatorial, Líbia, Coreia do Norte, Honduras, Gabão e Malásia.

Sua trajetória literária começou durante os anos de faculdade, quando produziu o caderno de versos “Visuais de Aquário”. Esse foi o ponto de partida para seu primeiro livro, “Poética do Novo Bardo”, lançado em 1972. Desde então foram oito livros lançados. Em 2005, ganhou, da Academia Brasileira de Letras, a Medalha João Ribeiro. A outorga é concedida desde 1962 como forma de homenagear pessoas ou instituições nacionais que se destacam no âmbito editorial e cultural brasileiro.

*Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.